1º Integra Ação destacou que sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos chegamos muito mais longe!

A ACIL, juntamente com Empresários Associados e Parceiros, realizou nos dias 18, 19, 20 e 21 de Julho a 1ª etapa do Integra Ação. Dentre as atividades programadas, houve o Seminário com o Coordenador de Projetos da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina); a apresentação do Observatório Social de Maringá/PR, a formalização de parcerias com duas conceituadas Instituições de ensino do país, através de assinaturas de Convênios entre a ACIL e a FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DA UNICAMP – CIDADE UNIVERSITÁRIA DE LIMEIRA, e entre a ACIL e a ESPM – ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING, a apresentação do programa de desenvolvimento econômico e social do CODEM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, e fechando esta 1ª Etapa, aconteceu a palestra Transformando Dificuldades em Oportunidades, realizada através da parceria entre a ACIL e a ESPM.

A “construção” do Integra Ação foi iniciada pela ACIL, a partir de 2015, no momento em que seus Dirigentes e Colaboradores perceberam que o Cenário Econômico não acenava de forma favorável à classe empresarial. A partir disso, a ACIL encomendou, no segundo semestre do mesmo ano, uma pesquisa junto aos seus Associados, abordando 3 temas centrais: economia, capacitação/qualificação e expectativas dos empresários. As indicações apontadas pelo resultado da pesquisa foram fundamentais para que a ACIL iniciasse um processo em busca de soluções e propostas para a classe empresarial, a fim de reduzir os impactos negativos do cenário junto ao parque produtivo da cidade, trazendo novas propostas e oportunidades. Durante o período de outubro de 2015 a janeiro de 2016 a ACIL elaborou um plano de atividades para 2016, iniciando com a proposta de criação de 4 Grupos: Agricultura, Comércio e Serviços, Indústria e Profissionais de Recursos Humanos. 

Ao tomarem conhecimento das ações planejadas voltadas ao crescimento econômico que colocaram a Cidade de Maringá - PR entre as mais promissoras, sendo considerada como o melhor lugar para se viver com qualidade de vida, a ACIL, organizou uma missão composta pelo seu Presidente José Cláudio Beltram, Diretores, Colaboradores e convidados do setor público, e em fevereiro,  fizeram uma visita à Associação Comercial e Empresarial de Maringá, no Paraná. 

Durante essa visita foi possível conhecer um pouco do extraordinário e contínuo trabalho realizado pelos empresários, alinhados à Associação Comercial que, através de trabalho VOLUNTÁRIO, organizado dentro de um CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO, planejam e executam uma proposta de futuro planejado para o crescimento e desenvolvimento da cidade. 

Os representantes de Leme retornaram da visita à cidade Paranaense com a clara percepção de que é possível se viver em uma cidade melhor organizada socialmente, que proporcione melhores condições aos seus moradores, e que esse sonho de todos só se torna realidade se cada cidadão desempenhar o seu papel de forma efetiva e participativa com objetivos claros do que se quer para o seu futuro. 

É através e a partir de PESSOAS, representantes da Classe EMPRESARIAL,  ENTIDADES DE CLASSE,  INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E FILOSÓFICAS, que podemos nos unir ao PODER PÚBLICO,  estabelecer, auxiliar e juntos  implantar um programa de futuro, com planejamento periódico para a cidade, pensando sempre em como queremos a  cidade que viveremos no futuro, e o que devemos fazer em conjunto para atingir essa meta.

 A belíssima cidade de Maringá nos deu a oportunidade de conhecer um modelo que pode ser seguido por Leme e que já está sendo seguido por outros municípios. Após isso, surgiu a proposta de se iniciar reuniões na ACIL, com empresários associados de todos os segmentos econômicos, durante o período de fevereiro a julho e, nesta fase, nasceu o Integra Ação. 

O que é o Integra Ação? É a proposta de se integrar a sociedade de Leme, através da ACIL e dos empresários, e de forma VOLUNTÁRIA E TOTALMENTE APARTIDÁRIA, trabalhar um planejamento para o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, de maneira a deixarmos uma cidade melhor para se viver daqui a 10, 15, 20 anos. Como dizia o saudoso Paulo José Sacchi: “trabalhar tendo um escritório para planejar o hoje, e um outro escritório, para planejar o futuro”.

No sul do país encontramos excelentes exemplos de sociedades organizadas, cidades que são fortes no cooperativismo e associativismo entre seus CIDADÃOS. 

Dando sequência à busca que se iniciou com a pesquisa realizada em 2015, a ACIL realizou o 1º Integra Ação, no mês de julho de 2016, e não poupou esforços para o evento se tornar um marco, um divisor de águas no processo de desenvolvimento econômico e social de Leme. Convidou todos os empresários associados, autoridades locais, profissionais de Recursos Humanos das empresas, profissionais liberais e investiu recursos financeiros, capital humano e dispensou tempo, trabalho de sua equipe e sua estrutura para que essa 1ª etapa fosse desempenhada.

O primeiro passo foi cumprido e atendeu em boa dose a sua finalidade. A ACIL conseguiu realizar um evento com vários módulos e atividades, contando com um número expressivo de pessoas (cerca de 500, somando-se todos os módulos e palestras). Porém, mais importante do que a quantidade, foi o engajamento e a participação de membros da Diretoria, Conselho, Colaboradores, Empresários Associados, Colaboradores de empresas associadas, Autoridades e Dirigentes de diversas Entidades. Importantes participações dos Senhores Osmar Vicentin (Coordenador de Projeto da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Luciana Oliveira – Fundação Carlos Vanzolini, Paulo Sergio Cereda – SEBRAE SP, Adelaide N. Mendonça Nascimento – PRIDE Gestão Humana, Hugo Cesar Ravagnani Venturelli – SEBRAE SP, Professor Manoel Quaresma Xavier (do Observatório Social de Maringá/PR), de Ilson da Silva Rezende (Diretor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá/PR) e do Prof. Sérgio Santos - ESPM, aos quais deixamos os nossos profundos agradecimentos pela disposição cedendo grande parte de seu tempo para nos auxiliar.        

“Foi lançada a base para realizarmos as novas etapas, na parceria ACIL, Empresários Associados e pessoas que ocupam cargos representativos e exercem influência positiva na sociedade. A ACIL mobilizou e procurou sensibilizar pessoas de que é possível organizar e planejar nossa cidade para um futuro melhor e para o bem comum de toda a população com o intuito de colaborarmos com o setor Público, afinal não podemos pensar que o futuro de nossa cidade é um problema puro e exclusivamente daqueles que elegemos”, resume o Presidente da ACIL, José Cláudio Beltram.

 


Galeria de foto



<< Voltar

AGENDA DE EVENTOS