ABRIGO SÃO VICENTE DE PAULO

A ideia da construção de um Abrigo para idosos surgiu em uma reunião do Conselho Particular de Leme da Sociedade de São Vicente de Paulo no dia 15 de janeiro de 1939. Em consequência dessa reunião, o Empresário Ernesto Gatto fez doação do terreno para construção do Abrigo entre as Ruas Padre Julião e XV de Novembro, hoje Retífica Confiança. Em 15 de dezembro de 1940 foi lançada a pedra fundamental para construção do Prédio.

Em 18 de maio de 1941 foram inauguradas as primeiras dependências do Abrigo. Em 25 de abril de 1960 surgiu uma nova ideia para aquisição de uma área maior para construção de um novo prédio, oportunidade em que foi adquirida uma chácara fora da cidade e foram formadas comissões para arrecadações de fundos necessários para o novo empreendimento, com os representantes de autoridades civis, militares e eclesiásticas, bem como, dos setores da indústria, do comércio, da agricultura e outros, tudo sob supervisão de vicentinos e do Padre Carlos Menegazzi Páraco da Matriz de São Manoel. 
A Campanha foi denominada “Campanha de Caridade” pelo Padre Carlos Menegazzi, os trabalhos confiados aos cidadãos no quadro abaixo obtiveram pleno êxito.

Em 29 de agosto de 1960 foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo prédio, hoje à Avenida José Moreira de Queiróz, nº 757, Bairro Serelepe. Em 17 de fevereiro de 1963 foram inaugurados os primeiros pavilhões do atual prédio do Abrigo São Vicente de Paulo em Leme. Já passaram na administração do Abrigo 16 Diretorias e o atual presidente é o confrade vicentino Sr. Omilton Mazzi. Hoje a Entidade conta com 70 internos, sendo 48 mulheres e 22 homens. 

O Abrigo oferece aos idosos cinco refeições diárias sendo: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e café da noite. Possui uma equipe de trabalho composta por enfermeiras, auxiliares de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, serviços gerais, manutenção e auxiliares de escritório. Os atendimentos de fisioterapia são realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h, em sala própria com equipamentos adequados para todas as patologias. O atendimento da equipe de enfermagem é de 24 horas por dia.

A equipe conta também com três fonoaudiólogas, cedidas pela Prefeitura Municipal, que fazem acompanhamento direto da parte de fonoaudiologia nos quartos e realizam Projeto no qual os idosos realizam atividades lúdicas. A Entidade também tem uma médica cardiogeriatra, igualmente cedida pela Prefeitura.

Uma vez por mês os idosos participam da Celebração da Missa, com o Padre Marcos Venezian, nas dependências da Capela, localizada dentro do próprio Abrigo.
As visitas são abertas ao público e realizadas de Segunda a Sábado das 14h às 15h e aos Domingos das 14h às 16h.

Informações: 
Av. José Moreira de Queiróz, 757 Leme/SP - (19) 3571-2518

 

tags: entidade


Galeria de foto


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS