ÁREA DO ASSOCIADO

03/06/2013

Cartilha ensina lojistas a aumentar vendas no Dia do Namorados



O Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda Melhor-Dia dos Namorados” para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelos comerciantes como uma das mais importantes para o comércio varejista. Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/vendamelhor_namorados, o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente a um escritório do Sebrae-SP para retirar.

Com dicas valiosas, o material ensina, em detalhes, como organizar uma vitrine vendedora, dá opções para montagem de caixas surpresa, orienta como fidelizar a clientela e relaciona uma série de itens que não podem faltar para o bom andamento no negócio.

“Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais agressiva. O Dia dos Namorados traz desafios e oportunidades para o varejo, com a demanda levando o faturamento a uma variação positiva”, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Como forma de explorar todos os recursos da vitrine, um dos principais chamarizes da loja, a cartilha ensina o comerciante a contar uma história surpreendendo com o uso de cores, formas, e iluminação – tudo isso aliado à composição de um bom plano visual.

O material também destaca a importância das redes sociais, que podem alavancar as vendas por meio da divulgação de promoções e preços competitivos na internet. Mas, para isso, o guia alerta que o empresário deve ter disponibilidade de interagir em tempo real com a clientela.

A montagem de caixas surpresa causa um ótimo impacto e também pode ser uma boa solução. A cartilha oferece ao empresário quatro opções: caixa dos cinco sentidos, dos sete pecados, com guloseimas e romântica. “Uma embalagem diferenciada valoriza os produtos, faz com que fiquem mais atraentes e criam a impressão de exclusividade para quem os recebe”, observa Bruno Caetano.

Dicas para o empresário vender mais no Dia dos Namorados
 

1 - Conte uma história: A vitrine é o cartão de visitas da loja. Se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perderá a oportunidade de venda. Com manequins ou outros objetos decorativos, conte uma história de amor.

2 - Seja diferente. Surpreenda seus clientes: É fundamental ser notado. Seja ousado, ultrapasse a linha do previsível. Com isso, você atrai mais consumidores.

3 - Use cores fortes e formas: Não é preciso ser expert em vitrines para atrair consumidores. Use bastante papel de seda colorido em volta de mostruários de joias, por exemplo. Vinte por cento a mais de pessoas são atraídas por vitrines coloridas.

4 - Mantenha um visual limpo: Não adianta encher a vitrine com todos os produtos da loja. Para chamar a atenção, vale usar uma dúzia de itens de um mesmo modelo.

5 - Pense em planos visuais: Antes de começar a expor os itens na vitrine, marque o vidro com uma fita na altura dos olhos das pessoas. Isso facilita a organização. É importante manter alguns itens suspensos no teto e outros na base, próximos ao piso, mas o foco deve estar na altura média dos olhos dos consumidores.

6 - Iluminação: Pense na vitrine associada a luzes, que devem ser direcionadas aos pontos de atenção, mas sem formar sombras. À noite, deixe as luzes da vitrine acesas. Se sua loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passar pela rua.

Mais informações para Imprensa:

Assessoria de Imprensa Sebrae-SP
(11) 3177-4905 /4886 /4861

Grupo Máquina PR
(11) 3147- 7439/ 7390

tags: sebrae, cartilha, namorados, sebraesp



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