Conheça a Guarda Mirim de Leme e seu reconhecido trabalho com os Menores Aprendizes

“Acreditar e investir no futuro profissional”- este é o lema da Guarda Mirim de Leme, organização não governamental fundada em 10 de fevereiro de 1971, sob a presidência do M.M. Juiz de Direito da Comarca Dr. Pedro de Castro Júnior.

A iniciativa surgiu quando Promotores, Juízes, Advogados e Cidadãos idealizaram a solução para um problema que se agravava em nossa sociedade: crianças e adolescentes sem assistência. Primeiramente a Entidade era denominada como Instituto Educacional de Polícia Mirim, passando a ser Legião Mirim de Leme de 1978 até o ano de 1989 quando ganhou sua designação atual, Guarda Mirim de Leme.

Com o apoio da Família Joest (através da Sra. Erna Joest), Rotary Club de Leme e Campanhas efetuadas junto aos Cidadãos Lemenses, no ano de 1987 a Entidade, que já havia funcionado em vários prédios do Município, conseguiu inaugurar sua própria sede. Nesse ano a Instituição era presidida pela Sra. Carmen Fercem e nos anos subsequentes teve como Presidentes a Sra. Maria Olga Peixe Bonfanti, Joel Bortoloto e Ana Lenita Barreto Mourão (sendo os dois últimos citados ainda membros da Diretoria Executiva atual).

Em 1998 a Guarda Mirim começou a investir em melhorias na infraestrutura e serviços, implantação de cursos e processos seletivos, e recentemente em 10 de Fevereiro de 2012, inaugurou a ampliação de sua sede. Atualmente a Entidade atende 720 adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos, deste total 140 “guardinhas” (como são conhecidos), já se encontram atuando em diversas Empresas parceiras em nosso Município, sendo devidamente registrados e com a garantia de todos os direitos trabalhistas e previdenciários, amparados na Lei Federal 10.097 de Dezembro de 2000. 

A Instituição possui cursos de iniciação profissional, tais como: datilografia, gestão empresarial, segurança no trabalho, orientação profissional, hardware, informática básica e avançada, cabeleireiro e curso de música (violão e guitarra), além da parceria com a Faculdade Anhanguera Educacional que aos sábados, realiza os cursos de ciências contábeis e psicologia.  Os Menores Aprendizes também têm direito a refeições de segunda a sexta-feira, atendimento odontológico (em parceria firmada com a Prefeitura do Município de Leme) e acompanhamento psicológico.
Reconhecida e legalizada pelo Ministério do Trabalho e pelos Conselhos de Assistência Social e CMDCAConselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Guarda Mirim de Leme, atualmente presidida pelo Sr. Nelson Antonio Bertini, vem contribuindo para a minimização dos impactos decorrentes da vulnerabilidade social, gerando conhecimento e proporcionando a complementação de renda de inúmeras famílias lemenses, através da oportunidade do primeiro emprego para os adolescentes assistidos.  


Informações:
Fones: (19 )3571.1578 e 3554.0580 - Av. José Antonio  Fercem, 295 
Bairro Cidade Jardim - Leme / SP
www.guardamirimdeleme.com.br
e-mail: guardamirimdeleme@ig.com.br

 

tags: entidade


Galeria de foto


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS