ÁREA DO ASSOCIADO

13/01/2016

No cenário atual, quais são os principais desafios dos líderes? - Perguntas e Respostas sobre Liderança



Selecionamos algumas questões importantes sobre Liderança para Professor Gilberto Cavicchioli (autor do livro "O Efeito Jabuticaba"),que ministrou o Curso da ESPM "Liderança para Resultados", dia 31 de outubro na Acil, através da ENEL. Confira abaixo:

- Quais são as qualidades fundamentais de um líder?

As qualidades do líder são observadas no nível operacional, comportamental e estratégico.
- Agir conforme o que diz;
- Fazer junto, colocar a "mão na massa",
- Procura atualizar-se a respeito das tecnologias envolvendo o produto, o serviço e o cenário externo, envolvendo clientes e fornecedores;
- Tem o foco em resultados e sabe que eles serão alcançados por meio do direcionamento, treinamento e acompanhamento do seu pessoal no sentido da meta traçada;
- Sabe se colocar no lugar do outro, sem julgá-lo;
- Sabe administrar erros e conflitos;
- Pratica a escuta ativa;
- Procura desenvolver na equipe alguém que possa substituí-lo.

- Ás vezes as circunstâncias exigem um determinado tipo de postura do líder, o que é liderança situacional?

O Líder sabe identificar o grau de conhecimento e de comprometimento dos liderados e disponibiliza o estilo de liderança conforme a situação, ou seja o grau de prontidão dos liderados. Dispondo de canais de comunicação adequados ao grau de compreensão dos liderados. É importante domina alguns estilos de liderança, que podem ir do centralizador (necessário em algumas situações), até o democrático, que decide com base na opinião da equipe, compartilha pontos de vista: pontos fortes e fracos.

- No cenário atual, quais são os principais desafios dos líderes?

- Acompanhar a velocidade das mudanças, ser resiliente, elevada capacidade de expressar-se;
- Ser Persuasivo ao ponto de demonstrar que os membros da equipe têm potencial maior do que imaginam;
- Assumir em certas situações, papel de mentor e conselheiro, sem perder o foco nos resultados;
- Conhecer várias culturas organizacionais, principalmente dos clientes e tentar compreendê-las.


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