ÁREA DO ASSOCIADO

29/10/2015

Perguntas e Respostas sobre Gestão de Crediário Próprio com Everton Guimarães



Selecionamos algumas questões importantes sobre Gestão de Crediário Próprio, Everton Guimarães, psicólogo pós-graduado com MDA em Gestão de Planejamento Estratégico e Gestor de Crediário Próprio há mais de 10 anos, que esteve na Acil ministrando a Palestra "Gestão de Crediário Próprio - Venda mais com menor inadimplência”, no dia 22 de setembro de 2015. Confira abaixo:

01 – Fazer a gestão do crediário próprio, estar preparado para possíveis cobranças e padronizar o atendimento, faz diferença na lucratividade das empresas?

Certamente, uma empresa precisa mais que vendas, pois a situação financeira de qualquer empresa depende do lucro das vendas, o qual só é possível com inadimplência baixa. A inadimplência baixa só é alcançada quando há uma gestão estratégica e padronizada, com regras e rotinas bem definidas e praticadas. 

02 – Muitos acreditaram que após um tempo, pela facilidade de concessão de crédito aos consumidores através das operadoras,  o cartão de crédito iria substituir o crediário próprio, o que na verdade não aconteceu. Agora está acontecendo um fenômeno inverso?

É fato que nas ultimas décadas o cartão de crédito conquistou um importante espaço no mercado, mas muito longe de substituir o bom e velho carnê. O cartão de crédito está sujeito a um limite e é muito comum os brasileiros se complicarem com as altíssimas taxas e juros. O crediário também possibilita ceder crédito às mais diversas classes econômicas e profissionais. 

03 – Que ferramentas as empresas podem adotar para combater a inadimplência?

Desenvolvimento de uma politica de concessão de crédito e cobrança, seguindo a risca as regras definidas. Atividade de Cobrança profissionalizada com treinamento e estratégias eficientes. Fazer consulta ao SCPC todas as vezes que conceder o crédito, avaliando as informações para definir qual e como o crédito será concedido.

Para completar uma gestão eficiente é necessário INCLUIR LOGO, os clientes pagarão quem cobrar primeiro e mostrar motivos para o cliente não ficar inadimplente. Nunca vi inadimplência baixa em uma gestão que consulta pouco e demora para negativar junto ao SCPC.

 

 


voltar

× FECHAR JANELA