ÁREA DO ASSOCIADO

27/09/2016

Saiba mais sobre o PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS e confira as Cartas Compromisso assinadas pelos candidatos



A ACIL – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme – tem  realizado institucionalmente atividades e ações com o objetivo de contribuir para que a cidade de Leme esteja entre as melhores cidades para se viver e criar suas futuras gerações, com ofertas de emprego e opções para desenvolvimento de negócios; geração de riquezas, com sua justa distribuição à sua população; tendo em seu escopo a oferta dos serviços prioritários de saúde, segurança, educação com qualidade que, somente mediante uma sociedade melhor organizada e com planejamento de curto, médio e longo prazo, uma cidade pode alcançar.

Neste sentido, o que a ACIL fez e continuará a fazer: investiu em uma pesquisa, no final de 2015, para obter de seus Associados respostas sobre qualidade na capacitação, situação econômica e perspectivas para a economia no futuro.

Em seguida, em fevereiro de 2016, investiu em uma missão, com seus representantes, visitando a Associação Comercial e Empresarial de Maringá, no Paraná, pois se trata de uma das cidades mais bem planejadas e com qualidade de vida para seus cidadãos em todo o Brasil.

Em julho, a ACIL realizou a 1ª Etapa do Integra Ação, investindo em palestras e apresentações, com a participação de representantes da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina; da  Associação Comercial de Maringá PR; Fundação Carlos Vanzolini; SEBRAE ER São Carlos; Pride Gestão Humana e ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Realizou a 2ª Etapa do Integra Ação em 20 de setembro com o evento “Movimento Repensando Leme”, com apresentações de Adelaide N. Mendonça Nascimento, da Pride Gestão Humana (“Leme – Já parou para pensar como estamos?”); José Cláudio Luvizzotti, renomado palestrante de Leme (“Comportamento de Excelência”); Dr. Jeziel Tadeu Fior, Diretor Adjunto da Receita Federal do Brasil em Limeira (“OSB  - Observatório Social do Brasil”) e José Oliveira, da Zelo Urbano, apoiador do Programa Cidades Sustentáveis em Limeira.

Na data de 22 de setembro de 2016, a ACIL realizou o Encontro para Apresentação de Propostas dos Candidatos a Prefeito de Leme (Debate entre os Candidatos).

Em toda esta jornada a ACIL contou com o valioso apoio e participação voluntária de pessoas representantes da iniciativa privada de diversos setores empresariais e de instituições e órgãos da cidade.

Tivemos como exemplo a cidade de Maringá, no Paraná, cujo PIB (Produto Interno Bruto) cresce à média de 8%a.a. e nos comparamos à diversas cidades da região, incluindo Pirassununga e Araras. Pudemos perceber que Leme precisa repensar, reciclar e planejar sua gestão para poder, através de indicadores mensuráveis, estabelecer planejamento para os próximos 5, 10, 15, 20, 30 anos, até 2047, e podermos deixar uma cidade melhor para nossos filhos e netos, no futuro.

Neste período que antecedeu as eleições municipais apresentamos aos nossos candidatos à Prefeito de Leme o PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, e reconhecendo a qualidade e importância do Programa,  os quatro candidatos assinaram a CARTA COMPROMISSO – PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS para que, aquele que for eleito, seja o responsável pela implantação e execução do Programa, tendo nesta ferramenta um Plano de Metas para os quatro anos de gestão, com 12 Eixos temáticos da Plataforma Cidades Sustentáveis, alinhados aos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas  (ODS/ONU). Estes são: Governança; Bens Naturais Comuns; Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz; Gestão Local para a Sustentabilidade; Planejamento e Desenho Urbano; Cultura para a Sustentabilidade; Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida; Economia Local Dinâmica, Criativa e Sustentável; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Ação Local para a Saúde e Do Local para o Global.

O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, e sua plataforma foi inspirada nos compromissos de Aalborg (Dinamarca), um pacto político com o desenvolvimento sustentável que atualmente tem 283 cidades signatárias, no Brasil e no exterior, dentre elas 22 capitais brasileiras e o Distrito Federal.

Os compromissos consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões; a economia urbana preservando os recursos naturais; a equidade social; o correto ordenamento do território; a mobilidade urbana; o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes. Leme se tornando uma cidade signatária do Programa; ganhará visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terá acesso a informações estratégicas e trocará experiências com outras cidades, além de fazer parte de movimento inédito no Brasil, o que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. As informações completas sobre o Programa estão no site: www.cidadessustentaveis.org.br


Galeria de foto


voltar

× FECHAR JANELA