MÊS DO EMPREENDEDOR 2014 - Acil realizou palestra sobre proteção das abelhas e a importância delas para a humanidade

No dia 29 de setembro, a Acil, através do Programa Empreender e do Núcleo dos Apicultores (AAPILEME), em  parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário e Guarda Municipal realizou a palestra sobre proteção das abelhas e a importância delas para a humanidade.

O evento foi ministrado pelo Prof. Lionel Segui Gonçalves - Professor da USP de Ribeirão Preto e um dos maiores especialistas em abelhas do país. O Professor ressaltou a importância das abelhas na polinização dos alimentos "Sem as abelhas não haveria alimento suficiente para abastecer a necessidade atual e crescente da humanidade. Na natureza, a polinização é feita por diversos insetos e animais, mas é a abelha quem melhor contribui para que isso seja feito em grande escala", complementou.

As abelhas oferecem muito mais que mel, pólen, cera, geleia real e veneno, elas são seres vitais para o nosso planeta. Mas elas estão sumindo. A Apicultura no mundo todo enfrenta hoje o seu maior desafio, um distúrbio que passou a ser denominado de CCD (Colony Collapse Disorder - Síndrome do Colapso das Colônias) ou Desaparecimento das Abelhas.

Entre as inúmeras causas estão doenças, pragas, fungos, ácaros, vírus, mudanças climáticas, formas de manejo, déficit nutricional, defensivos agrícolas - em especial pesticidas neonicotinoides.

Os participantes foram sensibilizados sobre a importância na proteção das abelhas e como contribuir com a causa, além disso o Professor demonstrou o aplicativo Bee Alert (Com o aplicativo Bee Alert, apicultores, meliponicultores e a comunidade científica podem registrar e documentar, numa plataforma única, as ocorrências de desaparecimento ou perda de abelhas em todo o mundo, indicando o local, intensidade e possíveis causas (doenças, pragas, defensivos, manejo, etc). A informação gerada de forma colaborativa contribui para o estudo deste fenômeno, e representa grande contribuição ao esforço de proteção às abelhas).

"SE AS ABELHAS DESAPARECEREM DA FACE DA TERRA, A HUMANIDADE TERÁ APENAS MAIS QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. SEM ABELHAS NÃO HÁ POLINIZAÇÃO, NÃO HÁ REPRODUÇÃO DA FLORA, SEM FLORA NÃO HÁ ANIMAIS, SEM ANIMAIS NÃO HAVERÁ RAÇA HUMANA" - Albert Einstein

 

Acesse: http://www.semabelhasemalimento.com.br/

 

tags: mês_do_empreendedor, palestra, abelhas, humanidade, apicultores


Galeria de foto



<< Voltar

AGENDA DE EVENTOS