CEJUSC – Conciliação ganha cada vez mais espaço

O Cejusc é uma alternativa jurídica para solução de conflitos de interesse, antes que eles se tornem uma desgastante e cansativa disputa e acabe se perdendo no meio da morosidade da tramitação processual.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania coloca a disposição da população lemense três serviços: A reclamação pré-processual é utilizado quando as partes e interessados ainda não ingressaram com processos judiciais. Antes da sua interposição, as partes e interessados, de forma menos formal, buscam a integração de interesses que satisfaça a todos. O processual é utilizado quando as partes já ingressaram com a ação processual e manifestam interesse pela realização da sessão conciliatória. Muitos conflitos de interesses acabam na mesa de conciliação e os processos acabam. E, por último, o setor de cidadania orientam as pessoas na defesa de seus direitos e a forma como deve ser realizado.

A pacificação social não vem com a supressão dos conflitos sociais, mas com a escolha do melhor caminho para a sua solução. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania oferece a reclamação pré-processual como uma alternativa pautada no diálogo e na cooperação entre as pessoas na busca da superação das divergências de interesses. O acordo celebrado com autonomia das partes, enaltece as possibilidades e a capacidade dos envolvidos que os levará a satisfação do cumprimento do acordo de vontades pactuado. Por outro lado, o ingresso de uma ação judicial poder ser traumatizante; mas, com a manifestação das partes ao juiz da causa, o processo pode ser remetido ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Com uma equipe de conciliadores e mediadores bem preparados, a sessão conciliatória pode pacificar os ânimos, reaproximar os interesses e a satisfação das partes com o acordo celebrado, colocando fim ao processo; e, em algumas ocasiões, mantém o bom relacionamento fraternal e familiar.

A simplicidade do seu funcionamento mostra a facilidade da sua implementação.  O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania aproxima a sociedade, oferecendo de maneira simples, amplo acesso à Justiça. Sem custos, demora, formalidades, concede benefícios para todos os envolvidos. Cumpre, ainda, seu papel preventivo, de dirimir conflitos de interesses no seu nascedouro. Um espaço que acolhe as diferenças e revela a possibilidade de coexistência de iguais liberdades individuais.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Leme está a disposição da população lemense para oferecer um judiciário mais humano e célere.

 

Dados estatísticos de atuação dos CEJUSCs (da Região) em Primeira Instância* Período: janeiro a setembro de 2017

tags: cejusc leme


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS