Conheça o Sr. José Milton Ruas

A postura idealizadora e progressista do Senhor José Milton Ruas sempre direcionou sua vida pessoal e profissional.  Teve efetiva participação como membro do Rotary de Leme e de órgãos importantes para o desenvolvimento da cidade. Sempre comunicativo, participativo e com espírito empreendedor, participou e apoiou diversas iniciativas visando o progresso de Leme. Dentre elas, a fundação da ACIL, no ano de 1972.

O empresário herdou de seu pai a inteligência, perspicácia e visão nos negócios. O Senhor Benjamim Caetano Ruas, pai de José Milton Ruas,  chegou ao Brasil no dia 06 de abril de 1924, vindo da cidade Cabeço de Mira, situada em Portugal. Prestava serviços de carpintaria e fabricava suas próprias máquinas e ferramentas de trabalho. Seu filho aprimorou a fabricação de máquinas, substituindo o uso de madeira por ferro fundido na composição dos equipamentos. Foi assim que, em meados de 1957, nasceu a Ruas Máquinas para Madeira, indústria que fabricava e comercializava máquinas para as indústrias de móveis.

No período do auge da indústria de móveis coloniais, José Milton Ruas conheceu na cidade de Porto Ferreira, o empresário inglês Senhor Hans Beran e recebeu dele parte de um projeto referente a um equipamento para tornear madeiras em grande escala. A partir disso, ele aprimorou o projeto e desenvolveu o equipamento que, por sua vez, impulsionou a indústria Ruas em âmbito nacional e internacional.

José Milton Ruas também foi idealizador de vários projetos, os quais visavam promover o desenvolvimento das indústrias em Leme e apoiar o crescimento do comércio em nosso município. Mencione-se o esforço e contribuição para trazer o Banco do Brasil para nossa cidade.

Junto com empresários lemenses, sentia a necessidade de progresso para nossa cidade e buscou alternativas para melhorar os serviços e suporte ao empresariado. Com o empenho destes empresários, nossa Associação foi fundada, sendo José Milton Ruas um de seus idealizadores.

Após sua fundação, a ACIL teve como seu primeiro presidente o Senhor Antonio Mancini e como primeiro vice-presidente o Senhor José Milton Ruas. Este assumiria a presidência da Associação no ano de 1973. Foi em sua gestão que surgiram as primeiras campanhas promocionais para o comércio, organizadas pela ACIL.

José Milton Ruas ficou a frente da empresa Ruas até o ano de 1993, vindo a falecer em 1996. Ele continua sendo um exemplo de empreendedorismo e visão inovadora para todos os empresários, pois deixou um legado que marcou a história do desenvolvimento de nossa cidade.

Por sua história de dedicação e inovação, merece todo o respeito e agradecimento das pessoas ligadas à ACIL.

A ACIL agradece a colaboração do empresário Dailton Ruas, filho do Senhor José Milton Ruas e sua família por fornecerem as informações para esta homenagem.

Clique aqui e conheça outros Ex-Presidentes da ACIL

tags: presidentes


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS