Convento Santa Maria Madalena Postel - Creche Sagrada Família

A Creche Sagrada Família foi fundada pelas Irmãs de Santa Maria Madalena Postel, com  Madre Eduarda Schaffers como responsável pela obra, e foi inaugurada em 28 de novembro de 1962. O que motivou e fundamentou sua criação, foi uma necessidade observada pelas Irmãs, a preocupação das mães, pois a realidade estava mudando e muitas, que trabalhavam na roça ou fora, não tinham onde deixar suas crianças.

Foi criada então uma Creche período integral, com 06 alimentações diárias, banho, educação e lazer para crianças de 02 meses a 10 anos de idade. Porém com o tempo muitas mudanças ocorreram e a Creche, que sempre aliou o social com o educacional, teve que se adequar, principalmente, nas vertentes relativas à educação, que atualmente possuem muitas regras.

Com 53 anos de existência a Creche Sagrada Família, atende 162 crianças de 04 meses a 06 anos (período integral) e de 07 a 10 anos através da metodologia de projetos, na qual o aluno estuda em sua escola meio período e frequenta a Creche para praticar atividades no outro.
 A estrutura é ampla e por ser antiga, passa por diversas reformulações e reformas, feitas através de muito empenho e visando o melhor para as crianças. Sua estrutura funcional conta com 30 funcionários, sendo 14 professores para suprir a parte pedagógica. As irmãs Elecir Rosa – Diretora e Adriana Wilemann – Secretária fazem parte da administração.

“Aqui as crianças estão em processo de aprendizado o dia todo, elas aprendem brincando. Na parte da manhã temos atividades escolares e na tarde elas participam de oficinas diversificadas, como artesanato, capoeira, balé, aula de dança e musicalização”, diz Irmã Elecir.

A Creche Sagrada Família sobrevive através de mensalidades (quem não pode pagar, ingressa através de uma bolsa de estudos), doações das próprias Irmãs que colaboram com a creche e doações particulares.

“Temos Irmãs, por exemplo, na Alemanha, que realizam eventos por lá e nos enviam doações. Isso é gratificante, pois precisamos de apoio para administrar a Creche e cobrirmos as necessidades, os gastos são muito altos. Nós também sempre realizamos eventos para arrecadar fundos e contamos com o apoio da população, queremos e buscamos conseguir o melhor para nossas crianças”, complementa.

Sempre buscando soluções e adequações a realidade, a Creche oferece metodologia própria com foco no Construtivismo e no ano que vem, 2016, começa a aplicar o ensino do 1º ano na própria creche, com isso, as crianças passarão a ser atendidas novamente no período integral. Hoje a Instituição é chamada de Centro Educacional Sagrada Família uma escola integral que atende, Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Contatos:
Rua Cel. João Franco Mourão, 506 - Leme - SP
Fone: (19) 3571 - 3497

tags: entidade, convento, creche-sagrada-familia


Galeria de foto


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS