ÁREA DO ASSOCIADO

23/05/2016

Empreendedora cria aplicativo que recomenda produtos de beleza



A empreendedora Pollini Turk, de 31 anos, criou um aplicativo para ajudar mulheres a encontrar os artigos de beleza ideais para suas necessidades: o Brand Lovers. A plataforma indica, a partir de características físicas e gosto das usuárias, os melhores produtos para elas.

Pollini é de Niterói (RJ), mas mora em São Paulo há 12 anos. Chegou à cidade para estudar administração e, ao se formar, conseguiu um emprego como trainee na Nivea, que tem uma de suas sedes na capital paulista.

Conheceu vários setores da empresa nos oito anos que esteve por lá e se apaixonou pelo mercado de beleza. Foi nos seus dias de Nivea que surgiu a ideia do Brand Lovers.

Há dois anos, saiu do emprego e apostou no empreendedorismo. Juntou-se ao marido, o gaúcho Rafael Turk, 35. Ele se tornou o desenvolvedor da startup. Após um período de desenvolvimento, o casal abriu oficialmente a empresa em março de 2015.

Entre julho e dezembro do ano passado, a startup participou do InovAtiva Brasil, programa de aceleração do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O aplicativo, disponível no momento para iPhones, foi lançado em abril deste ano.

O Brand Lovers funciona da seguinte forma: ao entrar no aplicativo, o usuário escolhe as características de cabelo, pele e gostos pessoais, que viram hashtags nas páginas. Assim, fica mais fácil navegar por essas palavras e ver um feed de produtos relacionados.

Por exemplo, se a usuária tiver cabelo oleoso, ela pode encontrar xampus que resolvam este problema. O Brand Lovers também oferece um feed único, que reúne produtos de todas as categorias escolhidas pela usuária.

Pollini Turk, do Brand Lovers (Foto: Divulgação)

Por enquanto, o Brand Lovers serve para indicar as opções ideais para cada pessoa. No entanto, a partir de 1° de junho, será possível comprar alguns itens. “Fechamos uma parceria com um e-commerce, estamos falando com outras empresas e vamos disponibilizar e aumentar aos poucos a oferta de produtos”, diz Pollini.

A startup ainda não gera receita. Mas, ao começar a vender pelo aplicativo, o Brand Lovers receberá porcentuais por cada compra efetuada. Este será o principal modelo de monetização da empresa. Outra fonte de receita buscada pela empreendedora é a venda de dados de inteligência da plataforma para fabricantes do setor de beleza, que podem usar as informações para entender melhor seus consumidores.

O Brand Lovers planeja também fazer parcerias de lançamento de itens de beleza. “Nós podemos direcionar a publicidade para as pessoas certas, o que é bom para os anunciantes e para os usuários, e ganhar dinheiro com isso”, afirma Pollini.

 

Lady Pitch Night

O Brand Lovers teve uma conquista importante neste mês: a empresa ganhou a edição brasileira do Lady Pitch Night, uma competição de startups lideradas por mulheres. O evento é organizado pela Girls in Tech, uma organização americana voltada para o empoderamento feminino.

Pela vitória, o Brand Lovers recebeu US$ 80 mil em créditos do Facebook Start, programa voltado para startups que oferece ferramentas e serviços de tecnologia e garante a participação em eventos organizados pela rede social. A empresa vai receber ainda US$ 2 mil todos os meses de um programa de startups da IBM.

Outro prêmio foi ser escolhida para a edição global do Lady Pitch Night, que ocorrerá em 16 de novembro, em São Francisco, nos Estados Unidos. Ela vai se apresentar como convidada e, por isso, não concorre ao prêmio da competição.

Após o início das vendas, o passo seguinte do Brand Lovers é lançar sua versão para Android, em julho. Até dezembro, a meta da startup é ter todas as grandes marcas do setor de beleza em seu aplicativo.

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2016/05/empreendedora-cria-aplicativo-que-recomenda-produtos-de-beleza.html

tags: brand-lovers, app-de-beleza, app-funcional, beleza, comportamento, facilidade



voltar

× FECHAR JANELA