ÁREA DO ASSOCIADO

08/06/2020

05 Dicas para vender mais em datas comemorativas



Com a pandemia, muitas empresas migraram para o digital, mas também cometeram um erro que precisa ser evitado nessa ocasião: focar apenas no produto.

É necessário pensar na ocasião, contar história, envolver o cliente, criar um relacionamento.

1. Aproxime-se do cliente:
Em vez de sugerir produtos e presentes para a data, que tal ligar para os clientes para cocriar a surpresa em conjunto? A ideia é não tentar descobrir sozinho o que vai vender mais, mas trazer as ideias dos próprios clientes, oferecer algo a mais. Eles não desapareceram, só estão distantes. Use sua base de dados, faça uma breve pesquisa por telefone ou por vídeo.

O especialista alerta que mensagens de texto podem ser frias nesse momento. O ideal é tentar criar memórias mais personalizadas – que têm potencial até para viralizar.

2. Estabeleça parcerias com empreendedores que podem complementar o produto
Oferecer algo a mais pode ajudar o empreendedor a se destacar neste momento. “Crie parcerias com outros negócios e produtos que possam complementar o seu. Por exemplo, se você vende refeições, faça kits de Dia dos Namorados com chocolaterias, livros digitais, que podem conter uma compilação de fotos do casal, loja de perfumes, de aromas, de flores e até empresas que vendem produtos para apimentar a relação.”

Vouchers também são uma boa pedida para incrementar a oferta, de acordo com Borges. “Melhore a experiência da data e não foque só o consumo. Pense na motivação da compra e como aquele momento pode proporcionar uma experiência diferente, seja no sabor, no cheiro, na textura.”

3. Aposte na economia circular
A sustentabilidade pode estar por trás da sua ação, e isso será bem visto, ainda mais em um momento em que o consumidor já recebe um excesso de pacotes via delivery. “Use embalagens que podem virar um jogo de tabuleiro para o casal, ou vasos e objetos de decoração. As empresas também têm a responsabilidade de promover a sustentabilidade.”

4. Domine a ferramenta digital
Não tem como fugir: a principal janela para o mundo no momento são as redes sociais. Pergunte-se qual é o objetivo da campanha, além de vender – pode ser atrair clientes para as suas páginas, por exemplo.

Depois, crie um calendário de postagens focado na estratégia. "Muita gente não lembra ou não sabe quem você é. Em um dia, configure o perfil para atingir quem está fora dos usuários convencionais e chegar na timeline das pessoas que não tiveram contato com a sua marca. Crie posts para chamar atenção: brindes, descontos, negócios complementares.”

O especialista lembra que o processo de venda começa no momento em que o cliente entra em contato com a empresa, e não apenas no pagamento. Assim, tente responder rapidamente e cuide do relacionamento. “Agradeça o cliente que atendeu você, por carta, SMS ou lista de transmissão no WhatsApp. O consumidor continua ávido por atenção e exigindo um excelente atendimento, coisas básicas que não podemos perder de vista.”

5. Agilize as vendas com marketplaces
Falta apenas uma semana para o Dia dos Namorados, então não tente reinventar a roda: use as ferramentas que já existem. Procure por marketplaces específicos do seu segmento.

Acesse o Keepdelivery e cadastre sua empresa gratuitamente.

 

Fonte:https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2020/06/coronavirus-5-dicas-para-vender-no-dia-dos-namorados-durante-pandemia.html


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