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01/06/2013

Gestão de conhecimento é um recurso valioso para as empresas



O que é Gestão de Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação. (fonte: wikipédia)

Gestão de Conhecimento é um ótimo recurso estratégico para as empresas

As empresas vêm percebendo com o tempo que um dos melhores investimentos, senão o melhor, é a valorização dos colaboradores. A criatividade, conhecimento e a competência são fatores positivos e um grande diferencial competitivo quando valorizadas. Em um mercado concorrido como o atual, investir neste tipo de gestão significa manter os colaboradores competitivos e consequentemente melhorar o desempenho da empresa.

Porém para aplicar a Gestão de Conhecimento em sua empresa, é necessário uma boa comunicação interna para explicar a importância de cada um no contexto da empresa. Os colaboradores devem entender a importância deste tipo de investimento, ou seja, esta estratégia deve fazer parte da cultura da organização e do planejamento. Compartilhar suas experiências para que cheguem ao conhecimento de todos é uma forma de agregar valor ao colaborador e a empresa.

Uma das dificuldades atualmente é aplicar a gestão de conhecimento de forma alinhada aos negócios, é importante se preocupar com o objetivo final e ter uma estratégia para isso.

Veja dois tipos de conhecimentos que podem ser aplicados pelo ser humano:

- Conhecimento explícito: é facilmente adquirido por meio da leitura de artigos e livros. É o que pode ser articulado com uma linguagem formal. Quando falamos em funcionalidade do sistema ou de uma etapa de um processo produtivo, tratamos do conhecimento explícito.

- Conhecimento tácito: é o conhecimento pessoal adquirido com a prática. Só conseguimos mostrá-lo usando, pois é difícil ser articulado na linguagem formal.

Esses dois tipos de conhecimento, aplicados e compartilhados na empresa, contribuem para a geração de valor e a melhora do atendimento ao cliente. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores gerando resultados positivos.

Com informações e trechos do Blog do IBC

tags: Dicas, Empresarial, Empreendedorismo, Sucesso, Empresas, gestao



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