Conheça o Sr. José Luiz de Souza Sardinha

O Sr. José Luiz de Souza Sardinha, tem dois filhos e uma neta e nasceu no ano de 1946, no Bairro Taquari, caçula de seis irmãos. Tinha menos de dois anos de idade, quando seus pais se mudaram para a cidade onde já possuíam casa montada para os irmãos e irmãs mais velhos poderem estudar. Filho de Augusto de Souza Sardinha e Maria Rosa Gomes Sardinha, Neto de Adelino Gomes Caetano e Maria Shadek Gomes; Cirilo de Souza Sardinha e Helena Sardinha, recebeu de seus antepassados o servir à comunidade. José Luiz fez seus estudos básicos em Leme e Rio Claro, o Ensino Médio foi no Colégio Newton Prado, no qual foi Presidente do Grêmio Estudantil 28 de Março. Sardinha, recebeu de seus antepassados o servir à comunidade. José Luiz fez seus estudos básicos em Leme e Rio Claro, o Ensino Médio foi no Colégio Newton Prado, no qual foi Presidente do Grêmio Estudantil 28 de Março. Quando estava no colegial começou a trabalhar como locutor da Rádio Cultura recém-inaugurada, fazendo programas de rádio e sendo protagonista de radionovela da emissora, experiência que muito valeu em sua vida profissional, quando ministrou palestras em diversos estados e país. Quando terminou o colegial, foi para a cidade de São Paulo, para trabalhar e estudar, onde se graduou em Administração de Empresas com especialização em finanças, trabalhando sempre nessa área. Com a ideia de ser seu próprio patrão, em 1982 retornou à nossa cidade, na qual comprou a “Tops Confecções”, que ficava na tradicional esquina da Avenida 29 de Agosto com a Rua Newton Prado, loja que geriu por 10 anos. José Luiz teve mais duas empresas atualmente desativadas.

No ano de 1992, o empresário resolveu inovar e ingressou no ramo de franquia, instalando no mesmo endereço, acima citado, a Agência de Correio 29 de Agosto, franqueada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em 2003 inaugurou seu novo prédio e a empresa está atualmente em franco funcionamento.

Sua história na ACIL começa em 1991, ano em que participou da chapa que elegeu o Sr. Arlei de Oliveira como Presidente da ACIL e no qual ocupou o cargo de 1º. Secretário.

Na eleição seguinte realizada em 1993 foi reeleito, desta vez com o cargo de 1º. Vice-Presidente da ACIL. Com sua experiência adquirida entre 1992 e 1995, o Sr. José Luiz naturalmente foi guindado por seus companheiros de Diretoria à presidência, tendo sido eleito e presidido a Entidade nos 2 biênios seguintes: 1996/1997 e 1998/1999.

Assim que tomou posse como Presidente da ACIL, em janeiro de 1996, o Sr. José Luiz tinha ciência das dificuldades que iria enfrentar para alcançar seu objetivo principal, que era continuar o profícuo trabalho de seus antecessores, procurando modernizar e expandir tanto fisicamente quanto investir em uma imagem mais forte na ACIL em Leme. “Tínhamos plena consciência das dificuldades pela falta de recursos na ACIL e da necessidade de fazê-la progredir, mas a determinação da nossa Diretoria fez com que conseguíssemos avançar”. Era preciso um espaço de qualidade e tamanho para abrigar eventos, que unisse os já associados e atraísse novos, e esta necessidade foi traduzida pela utilização do grande terreno nos fundos da ACIL. Lá havia sido projetado e já estava em construção (obra iniciada pelo Presidente anterior Sr. Irineo Carraro), um grande salão para suprir as necessidades da ACIL e da cidade.

O Salão de Eventos da ACIL foi o primeiro lugar de nossa cidade a contar com banheiros especiais para deficientes físicos e torneiras automáticas, uma grande inovação. Além de contar com estrutura completa para abrigar todo o tipo de evento, dispunha de palco com coxias, cozinha equipada, churrasqueiras, forno profissional para pizzas e equipamento de som. Com todo empenho e esforço do Presidente e sua Diretoria, o Salão de Eventos ficou pronto em 1997 a tempo de se comemorar em 11 de outubro do mesmo ano, o Jubileu de Prata da ACIL.

Para comemorar os 25 anos da Associação foi realizada a Semana do Jubileu, que contou com eventos e várias palestras importantes, como a do Ex. Ministro e Dep. Federal Prof. Antonio Delfin Neto, a do Secretário da Saúde do Estado Dr. José Aristodemo Pinotti, da Sra. Lúcia Tojal - Superintendente do Hospital Pérola Bynton (Hospital da Mulher), e do então Prefeito Municipal Sr. Nilo Sérgio Pinto, apresentação do Coral Municipal e a realização do Café com Chorinho no domingo. Na oportunidade foi criado o Conselho da Mulher Empresária.

Na inauguração, ao som dos Hinos Nacional e da cidade de Leme, executados pela Banda Municipal, o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Leme , FACESP (que pela primeira vez foi hasteada fora da cidade de São Paulo) e da ACIL, foi feito por autoridades federais, estaduais, municipais, da FACESP e da ACIL, seguido do descerramento da placa comemorativa e de um churrasco.

Em seus dois mandatos, o Sr. José Luiz teve um cuidado especial em dar uma personalidade indicativa para a Associação, criando logotipo, cores específicas para os impressos, pinturas dos prédios e materiais relacionados à Entidade; todos obedecendo a um padrão de cores azul e cinza. Em sua presidência continuou com homenagens a empresas pioneiras de nossa cidade (cita-se Mecânica Bonfanti, Podboi, Indústria Mancini, Leme Armazéns Gerais, Casa Muniz, dentre outras), homenagem aos fundadores da Associação e diversos eventos como campanhas, jantares e palestras, cujo objetivo principal foi o de aproximar mais o empresariado de Leme.

Outra iniciativa importante em sua gestão foi a criação do informativo mensal da Associação (foto ao lado), denominado “O Leme”, que informava aos Associados as ações e eventos realizados pela ACIL no mês anterior e a serem realizados nos próximos meses. A ideia de implantar na ACIL um informativo mensal tomou forma após o Sr. José Luiz participar de uma reunião da regional realizada na cidade de Limeira.

Uma de suas preocupações constantes sempre foi mostrar a força da ACIL para todos. Reforçar sua marca, que até então não era muito conhecida, e construir uma identidade para Associação, visando representar bem seus Associados. Sempre que tinha oportunidade procurava ressaltar a importância da Entidade. “A ACIL é representante dos empresários da cidade de Leme, que representam todos os empregos não públicos e a maior parte dos impostos recolhidos ao poder público, portanto, sem emprego e sem recursos não há como existir uma sociedade viável para os cidadãos. Gostaria que todos se lembrassem disso”, ressalta o Sr. José Luiz. Para o Ex-Presidente, agora os tempos são outros e as grandes dificuldades ficaram para trás graças ao bom trabalho das Diretorias que se seguiram, sempre comandadas por pessoas atuantes e capazes, que transformaram a Entidade na potência que é hoje.

“Lembro sempre que, sem união, soma de esforços e pessoas que tenham capacidade e dedicação, nada prospera e nada se constrói. As Diretorias que tivemos, formadas por verdadeiros líderes, são merecedoras de meus mais sinceros agradecimentos. Sem o Anderson Baciotti nosso salão de eventos não ficaria pronto tão rápido e não seria o ótimo lugar que é, sem nossos Gerentes, Fausto Pulz e Marcos José Buzzi, muita coisa não teria sido feita. Prego o seguinte: Todo empresário tem obrigação de dar sua contribuição ao local no qual ganha o seu sustento, onde prospera sua empresa. Sozinho, ninguém é nada. Basta olhar a sua volta e vai encontrar muitas maneiras de colaborar. Participe.”

Nós da ACIL aproveitamos para agradecer o Sr. José Luiz de Souza Sardinha por seu empenho e dedicação como Presidente e por ter feito parte de nossa história, dividindo um pouco de sua trajetória como empresário para esta homenagem.

Clique aqui e conheça outros Ex-Presidentes da ACIL

tags: presidentes


<< Voltar


AGENDA DE EVENTOS