ÁREA DO ASSOCIADO

30/01/2017

Observatório Social do Brasil em Leme em fase de implantação - Primeiros passos foram dados em reunião no dia 26 de ja



Na noite de 26/01/2017 a ACIL em parceria com Representantes da RECEITA FEDERAL DO BRASIL realizaram reunião com Lideranças da Sociedade Civil Organizada de Leme (Associações de Classe, Sindicatos, Judiciário - Vara Criminal, Policia Civil, OAB, Cooperativas, Instituições de Ensino, Igrejas, Rotary Clube, Senai e Convidados).

Ao todo 50 pessoas participaram do evento, no qual os Representantes da RECEITA FEDERAL DO BRASIL, Senhores Jeziel Tadeu Fior – Delegado Adjunto e Valter Aparecido Koppe – Auditor Fiscal e Assessor de Comunicação Social de Gabinete da Delegacia da Receita Federal do Brasil – Limeira realizaram a apresentação sobre a importância do Observatório Social do Brasil e sobre sua implantação no município.

Durante a apresentação os presentes foram informados que o Brasil possui 120 cidades com os OSB funcionando e o objetivo é de terminar 2017 com 300 cidades brasileiras com os Observatórios Sociais implantados. Segundo os Representantes da Receita Federal do Brasil, estima-se que a corrupção em todas as camadas sociais (e não só na política) alcança o valor anual de R$ 200 BILHÕES de Reais no país, dinheiro esse, que se fosse honesta e corretamente aplicado mudaria o quadro atual e reverteria para melhor os serviços públicos na Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, entre outros.

Os Representantes da Receita Federal informaram de forma muito clara que o OSB não permite participação de pessoas filiadas a partidos políticos, como também seu papel na Sociedade visa conscientizar a população sobre o mal e sobre os prejuízos causados devido o mau uso dos recursos públicos, oriundos dos impostos que cada cidadão paga aos Governos (Municipais, Estaduais e Federal), e também pela corrupção, com montantes que contabilizam milhões ou bilhões de reais em benefício de poucos e em prejuízo de milhões de pessoas, sendo informado que nas cidades em que o OSB já atua, bilhões de reais foram economizados.

Ficou claro também na exposição que o OSB não atua para “derrubar” ninguém e nem dar publicidade ou "fazer barulho” junto à mídia, pelo contrário, ele confere a forma técnica como os recursos públicos estão sendo utilizados, e se, detectar algum indício de falha ou atitude duvidosa, o Agente Público responsável será notificado para corrigir o problema, ou explicar a dúvida apontada pelo OSB, e caso o problema permaneça, o OSB comunicará o Órgão de Fiscalização para que tome as providencias legais.

Ao final do encontro ficou constituída a Comissão de Trabalho que cuidará da implantação do Observatório Social do Brasil em Leme. “O Observatório Social do Brasil” é uma ferramenta para promovermos a cidadania e contribuir com a melhora da qualidade de vida, principalmente daquela parte da população de menor renda” declarou o Senhor Jeziel Tadeu Fior.           


Galeria de foto


voltar

× FECHAR JANELA