ÁREA DO ASSOCIADO

22/08/2014

A era do Associativismo.



Somos uma geração que tem enfrentado uma série de mudanças em relação a conceitos, tecnologia, educação, informação, etc. Os objetivos humanos têm se distanciado um do outro a cada dia, numa série de expectativas voltadas a satisfazer as insaciáveis e diferentes necessidades de consumo das camadas sociais. Tais anseios, não estão pura e simplesmente, ligados aos bens materiais, mas também, às prioridades inerentes da própria época em que vivemos, tais como, segurança, saúde, educação e diversão, que são primordiais para todo individuo e, portanto, para toda sociedade.

Nenhum homem é uma ilha. Todo ser humano tem necessidades e objetivos individuais e imediatistas, porém, muitos deles são comuns, e é neste raciocínio, que começa o foco deste artigo, voltado para uma reflexão sobre a importância do associativismo para se alcançar alvos comuns. O associativismo consiste basicamente, na união de pessoas em prol das mesmas metas, de forma organizada.

Não é assim em nossa família? Na escola? No grupo de amigos? Nas Associações patronais ou de empregados? Mesmo em Leme, temos exemplos muito claros de como o associativismo tem auxiliado no desenvolvimento da cidade e dos cidadãos. O Programa Empreender, que é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Leme - Acil, Facesp e Sebrae, criou núcleos setoriais nos mais diversos segmentos, onde empresas e profissionais que atuam no mesmo ramo, se reúnem periodicamente, para analisar as oportunidades a serem exploradas, bem como as deficiências que devem ser sanadas.

Você já parou para pensar que no passado era impossível empresas concorrentes convergirem seus interesses? Pois é, está claramente provado que a evolução e o crescimento das pessoas, bem como das empresas está ligado diretamente em visualizar o seu concorrente como um parceiro e não como um inimigo.

O associativismo tem fortalecido inclusive a educação, pois é comum encontrar escolas constituídas de forma associativa por pais de alunos, que buscam maior qualidade e controle no ensino. Profissionais da área de saúde, objetivando redução de custos e melhoria na qualidade dos serviços prestados, têm optado pelo associativismo. O mesmo ocorre com a segurança, diversão, cultura, turismo, etc. Finalizando, está evidente que vivemos a era do associativismo, pois estamos aprendendo a cada dia que sozinhos somos presas fáceis e apenas mais um. A união faz a força.

Participe da Palestra ASSOCIATIVISMO E SOCIEDADE, no dia 26 de agosto às 19h30 no Anfiteatro da Anhanguera Educacional.

Mais informações: http://www.acileme.com.br/agenda:ag_id=51
Inscrições: (19) 3573-7105

Texto com informações do portal http://www.administradores.com.br/

 


voltar

× FECHAR JANELA