ÁREA DO ASSOCIADO

30/11/2018

ACSP: Brasileiro quer pagar dívidas e comprar a prazo com 1ª parcela do 13º salário



O consumidor brasileiro está mais propenso a pagar dívidas e fazer compras a prazo com a primeira parcela do 13º salário, segundo a mais recente pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Uma das razões é que caiu a parcela de entrevistados que pouparão o benefício: foram 22,9% no ano passado e 19,6% na pesquisa de 2018. “A confiança do consumidor subiu após o período eleitoral. Quanto mais seguro e confiante o brasileiro fica em relação à economia, ele poupa menos dinheiro e fica mais à vontade para comprar. Isso nos leva a crer que de fato será um fim de ano positivo, após três anos de crise”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP.

Segundo o levantamento, 43,5% dos brasileiros usarão a primeira parcela do 13º para pagar dívidas (contra 42,9% no ano passado e 42,5% no ano retrasado). “É uma porcentagem significativa de pessoas que irão quitar ou renegociar dívida, que ficarão liberadas para fazer novas compras a prazo, o que é uma boa notícia para as lojas. No fim do ano o desejo de comprar aumenta e a isso se soma a liquidação de débitos, resultando em um possível retorno às compras”, avalia Burti, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Já 10,9% dos entrevistados para a pesquisa ? realizada entre os dias 3 e 14 de novembro pelo Instituto Ipsos ? utilizarão o dinheiro para comprar presentes. Em 2017 e 2016, o percentual foi, respectivamente, de 8,6% e 5%.

Os indecisos somaram 15,2% (17,1% no ano passado e 22,5% no retrasado). “É grande a chance de esse universo de brasileiros optar por comprar, pois o cenário está mais favorável, com inflação, desemprego e juros menores”, diz o presidente da ACSP.

O levantamento mostra ainda que 6,5% dos consumidores pretendem usar o recurso para viajar (8,6% no ano passado). “Em 2017, o dólar estava mais perto de R$ 3. Neste ano, está mais próximo de R$ 4. E mesmo os destinos domésticos são afetados pela variação cambial, visto que o leasing dos aviões, as peças de manutenção, o combustível, tudo isso é cotado em dólar”, ressalta Burti.

A pesquisa foi feita com 1.200 consumidores de todas as regiões do País e tem margem de erro de três pontos.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus ACSP
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam 


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