ÁREA DO ASSOCIADO

20/06/2016

Brasileiras vão percorrer 19 países para contar histórias de mulheres empreendedoras



Quando se fala em empreendedores de sucesso, normalmente os primeiros nomes que surgem são de homens. A falta de exemplos de mulheres bem-sucedidas já foi apontada como um dos fatores que mais contribuem para desestimular o empreendedorismo feminino no mundo. Com base nisso, as brasileiras Taciana Mello, 47 anos, e Fernanda Moura, 41, que deixaram suas carreiras no ambiente corporativo das consultorias, decidiram viajar pelo mundo para contar histórias de mulheres empreendedoras.

Fernanda Moura e Taciana Mello, empreendedoras do projeto The Girls On The Road (Foto: Aida Jones/Divulgação)

Fernanda Moura e Taciana Mello, empreendedoras do projeto The Girls On The Road (Foto: Aida Jones/Divulgação)

Morando na Califórnia (EUA) desde 2013, Taciana e Fernanda perceberam que mesmo no ambiente de startups mais desenvolvido do Vale do Silício a presença de mulheres é pequena. Além de não ter muitos exemplos de outras mulheres bem-sucedidas, as empreendedoras sofrem com a falta de investimento – apenas 1% dos recursos de aportes de capital de risco são destinados a negócios fundados por mulheres – e com a baixa autoconfiança, observada no alto grau de cobrança e na crença de não serem capazes de realizar tarefas.

No ano passado, Taciana e Fernanda criaram o The Girls On The Road, um projeto para inspirar mulheres pelo mundo. Agora as duas estão começando a primeira jornada, chamada de F♀unders, em que planejam percorrer pelo menos 19 países nos próximos 12 meses. A viagem começa pelos Estados Unidos, onde elas estão, em julho. “Queremos contar histórias de mulheres, mostrar suas dificuldades, os fracassos que tiveram e como superaram isso”, diz Taciana.

A jornada vai seguir pela América do Norte, passando pelo Canadá e pelo México até o mês de agosto. De lá, as empreendedoras embarcam para a Ásia, onde visitarão China, Vietnã, Singapura e Japão. O destino seguinte será a Oceania, com a Austrália já confirmada. Em janeiro de 2017, as duas desembarcarão no Brasil. Chile e Cuba completam a lista de países latino-americanos. Rússia, Alemanha, Noruega e Islândia serão as paradas europeias antes da jornada chegar ao Oriente Médio, com pousos no Irã e em Israel. A viagem termina na África, com paradas na África do Sul e em Botsuana.

“Só vamos conseguir mostrar a realidade das mulheres com uma boa diversidade de países”, diz Fernanda. “Queremos mostrar a realidade das empreendedoras que abrem negócios por necessidade, identificar como conduzem empresas em Cuba, por exemplo. Ou como os aspectos culturais do Irã afetam o desempenho e a capacidade de empreender”, afirma Taciana. As duas também estarão em contato direto com organizações que promovem e incentivam o empoderamento das mulheres não só na economia, mas em diversas áreas.

As histórias serão filmadas e a ideia das empreendedoras é fazer uma série de episódios para disseminar as trajetórias femininas pelo mundo. Para arrecadar fundos, Taciana e Fernanda começaram uma campanha de crowdfunding com uma meta de US$ 40 mil, mas afirmam que vão realizar o projeto mesmo que não consigam o volume de recursos do financiamento coletivo.

tags: founders, girls-on-the-road, empreendedorismo-feminino



voltar

× FECHAR JANELA