ÁREA DO ASSOCIADO

09/09/2015

Confira os erros mais comuns dos Empresários



  1. Falta de Planejamento: Muito empresários começam a atuar, sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso;
     
  2. Copiar modelos existentes: É um equívoco reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem fazer inovações. No curto prazo a cópia pode até trazer lucro, mas no médio prazo tende a não funcionar.  O ideal é que o empreender se inspire em casos de sucesso para abrir seu negócio, mas saiba adaptá-lo a sua realidade para criar diferenciais. Para ter sucesso, é necessário fazer alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência;
     
  3. Não acompanhar a rotina da empresa: Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Ele deve saber separar um determinado período do seu dia para verificar de perto tempo a rotina de cada área da empresa. Se não tiver condições de fazê-lo, uma alternativa é trazer pessoas qualificadas para supervisionar cada setor. Porém, o empresário deve estar presente na empresa para fiscalizar o trabalho e para resolver os problemas;
     
  4. Descontrole do fluxo de caixa: Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle de entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores uma simples planilha consegue resolver o problema. Já em empresas maiores podem optar por aplicativas mais elaborados para fazer este controle. Além disso, é preciso ter o habito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos;
     
  5. Falta de divulgação da marca: Não se pode esperar que o boca a boca garanta o sucesso da empresa. Para um Marketing mais eficiente, o empresário tem de entender o mercado que quer atingir, saber onde o público dele está e do que gosta. A partir destas informações estabelece-se uma estratégia e a propaganda ideal é direcionada para os clientes;
     
  6. Não se adaptar as necessidades do mercado: Aquele empresário resistente às mudanças e fechados às novidades tende a ficar para trás. É importante que o empreendedor sempre se mantenha antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas ou conversar com clientes e fornecedores é de grande ajuda para conseguir mais informações sobre o mercado. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço;    

Fonte: Sebrae-SP - http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/04/04/sebrae-lista-os-6-maiores-erros-de-quem-vai-a-falencia-saiba-como-evita-los.jhtm


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