ÁREA DO ASSOCIADO

18/05/2020

Coronavírus: O Mundo Nunca Mais Será o Mesmo - Pesquisa Google MAI 2020



COVID - impactos econômicos X eventuais danos estruturais:

O COVID-19 ATACA NÃO SÓ A SAÚDE INDIVIDUAL DAS PESSOAS, MAS A ESTRUTURA BASE DA SOCIEDADE. Dessa forma, OS MESMOS AGRUPAMENTOS DE NECESSIDADES HUMANAS SE TRANSFORMAM NOS VALORES PROPOSTOS PELAS EMPRESAS (funcional, emocional, aspiracional e social).

PRIMEIRA ONDA (14/03/2020): O vírus chegou no país. Informação e senso de sobrevivência é o que caracteriza esta fase. NECESSIDADES FUNCIONAIS EM PROTAGONISMO. 

SEGUNDA ONDA (22/03/2020): Estamos recuperando nossas demais necessidades essenciais Todas as necessidades impactadas. 

 Saímos da primeira onda, portanto, com impactos nas estruturas mais básicas, de ordem Funcional (dinheiro, segurança, informação). Com medo, com senso de segurança ativado, com nossa renda e ganho financeiro comprometidos e tentando nos informar o máximo possível (busca de pedido de auxílio financeiro, por exemplo).

Principais Impactos desta onda que podem trazer mudanças comportamentais no pós crise:
1. Possível maior receio em lidar com dinheiro e investimentos;
2. Criação de um senso de contágio e propagação de doenças com possível maior aversão à aglomerações;
3. Maior exigência de rapidez e eficiência  na resposta do atendimento das empresas.

► Se da primeira onda saímos com abalos nas nossas estruturas funcionais, da segunda onda saímos com impacto em todos os conjuntos da nossa pirâmide de necessidades. Estamos imersos na crise do COVID19. 

Principais Impactos desta onda que podem trazer mudanças comportamentais no pós crise:
1. Aceleração da digitalização para ocupações fundamentais como trabalho e educação, além de hábitos como o culto religioso;
2. Aceleração da confiança no digital como canal de conversões: aumento das compras on-line e uso de serviços como Rappi;
3. Consolidação de plataformas digitais de conteúdo/streamings em penetração e frequência. Ganho de novos usos destas plataformas como “ao vivo”, shows, conexão com o mundo exterior em tempo real e notícias;
4. Empobrecimento da população com pelo menos 50% gravemente impactado. Escassez e uso + racional de recursos deve equilibrar a euforia por consumo por conta da demanda reprimida;
5. Possível ganho de peso populacional e aumento de problemas de saúde e emocionais em consequência. Aumento de problemas de auto-estima. Possível mudança em referenciais de beleza.  Provável aumento na demanda por academias;
6. Possível abalo nas relações familiares com aumento do número de divórcios, a exemplo da China;
7. Criação de maior consciência do coletivo com alta taxa de compartilhamento de renda já acontecendo;
8. Urgência na retomada de grandes decisões e planos, assim como compra de bens duráveis. 

SABEMOS QUE OS IMPACTOS EM CADA UM DESTES ELEMENTOS SERÃO HETEROGÊNEOS NO BRASIL
Nossa pirâmide de Maslow será impactada de diferentes formas conforme duas principais variáveis: renda e formato empregatício.

Veja o material na íntegra e entenda as relações de consumo e o porquê O Mundo Nunca Mais Será o Mesmo:


voltar