ÁREA DO ASSOCIADO

08/05/2018

Cresce intenção de comprar presentes para o Dia das Mães, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC



Ainda de acordo com o levantamento, 86% dos consumidores irão comprar os presentes em lojas físicas. Destes, 49% em lojas de bairro; 35% em lojas de shoppings e 15% aos grandes magazines

08 de maio de 2018 – Cresce de 67% para 72% a intenção do consumidor em comprar presentes para este Dia das Mães em 2018, na comparação ao ano passado, segundo a pesquisa de Hábitos de Consumo para o Dia das Mães, da Boa Vista SCPC. Realizada ao longo do mês de abril, com mais de 1200 respondentes de todo o país, a apuração também constatou que aproximadamente 1/3 dos consumidores pretendem gastar mais em relação ao valor gasto em 2017. 47% gastarão o mesmo valor e 21% pretendem gastar menos este ano. A imagem abaixo contém os detalhes.

         Fonte: Boa Vista SCPC

Também de acordo com a pesquisa da Boa Vista, itens como eletrodomésticos e de entretenimento registraram um crescimento na intenção de compra em 2018, passando de 11% para 16% e de 8% para 12%, respectivamente. Mas a preferência da maioria continua sendo os itens de uso pessoal para presentear as mães, como vestuário, calçados e cosméticos, que correspondem a 57%.

Na comparação ao ano anterior, permanece inalterado o valor médio pretendido para gastar com os presentes para o Dia das Mães, de R$ 196. Quando comparada a faixa de valores pretendidas, 54% pretendem gastar no máximo R$ 100. Outros 21% entre R$ 101 a R$ 200, 15% entre R$ 201 a R$ 600, e apenas 10% acima destes valores.

Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos respondentes disseram que pretendem comprar apenas um presente nesta data e outros 34% comprarão mais de um presente. 96% informaram que irão presentear as mães, 18% a sogra e 17% as avós (crescimento de 10 p.p. em relação à 2017).

31% dos consumidores levarão em conta a necessidade e utilidade do presente no momento da compra. Outros 30% o desejo das mães, depois o preço (23%), a qualidade (14%) e a marca (2%).  

86% dos consumidores irão comprar os presentes de Dia das Mães em lojas físicas (destes, 49% em lojas de rua). Outros 35% recorrerão às lojas de shoppings e 15% grandes magazines.

68% irão comprar o presente do Dia das Mães e pagar à vista (9p.p. inferior a 2017). Pouco mais da metade de quem pretende comprar à vista irá pagar em dinheiro. 30% utilizarão o cartão de débito (era 39% em 2017) e 14% uso do cartão de crédito com parcela única (aumentando de 8% para 14%). 

A pesquisa também identificou que cresceu em 9p.p. em comparação a 2017, o percentual de consumidores que irão comprar o presente do Dia das Mães e pagar de forma parcelada (de 23% para 32%). Destes, 88% utilizarão o cartão de crédito, 7% o carnê, 3% o boleto e 2% o débito programado.

28% dos consumidores não irão comprar presentes para comemorar esta data em 2018. 47% deles alegam porque estão endividados ou sem condições financeiras, 19% desempregados (5p.p. acima em relação ao ano passado), 17% por falta de hábito de presentear na data e 17% por outros motivos. 

Perfil dos respondentes

Na pesquisa da Boa Vista sobre os Hábitos de Consumo para o Dia das Mães, 59% dos respondentes são mulheres. 79% dos consumidores concentram-se na faixa etária entre 24 a 34 anos. 39% moram na região Sudeste. 57% dos consumidores que responderam à pesquisa são solteiros. 57% dos consumidores são economicamente ativos e estão empregados no mercado formal de trabalho. Outros 10% são autônomos (informais) e 33% não estão economicamente ativos.

Metodologia

A pesquisa sobre os Hábitos de Consumo para o Dia das Mães, da Boa Vista SCPC, foi realizada de modo quantitativo, por meio de sondagem via internet (questionário eletrônico), no período de 05 a 28 de abril de 2018. Foram entrevistados consumidores residentes nas principais capitais brasileiras, que acessaram ou não o site www.consumidorpositivo.com.br da Boa Vista. Amostra: 1.200 respondentes. Leitura dos resultados: 95% de grau de confiança e margem de erro de 2,8%. 

SOBRE A BOA VISTA SCPC

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.  

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. 

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do clico de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

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