ÁREA DO ASSOCIADO

25/10/2019

ELA – Empreendedoras de Leme – Acil, realiza palestra de conscientização do Outubro Rosa em parceria com o ISA e IDIL.



Para reforçar a importância do Outubro Rosa, este ano o Núcleo das Mulheres Empreendedoras, que agora tem o nome de ELA – Empreendedoras de Leme – Acil, organizou uma série de ações de conscientização, para chamar a atenção para os cuidados e a prevenção, que ainda é a melhor forma de combate contra essa doença.

As atividades começaram com a confecção da camiseta, estampada com tema “Cuidados Transformam Vidas”, utilizando a borboleta, símbolo da transformação, junto ao laço, este que é símbolo universal da ação. As Empresárias participantes do núcleo engajaram suas equipes a tirarem fotos para as redes sociais e mostrar a união da classe em prol da campanha, além disso houve divulgação de materiais de orientação. Mais de 20 empresas participaram, com mais de 200 camisetas vendidas cuja arrecadação foi repassada para o Instituto Social de Assistência, no total de R$ 1.920,00.

Para finalizar o mês foi realizado evento “ELAs se Cuidam”, feito especialmente para tratar do tema, com orientações sobre o câncer de mama e depoimentos de pacientes atendidas pelo ISA. O principal tema tratado foi a importância do diagnóstico precoce e os principais cuidados.

Gentilmente cedidos pela IDIL - Instituto de Diagnóstico por Imagem de Leme, os profissionais: Dr. Rafael Leite Macedo (que tem Subespecialização em diagnóstico por imagem em mama no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas das Faculdade de Medicina da USP de São Paulo) e Marina Pasini Akian Ching (que trabalha há 18 anos com mamografia e é Técnica em Radiologia), explicaram todos os procedimentos utilizados para o diagnóstico precoce, bem como tiraram diversas dúvidas das mulheres presentes, esclarecendo muitos mitos  e fakenews a respeito do tema.

“A incidência desta doença só perde para o câncer de pele não melanoma, mas a gravidade dela é maior. Grande parte das pacientes, infelizmente, não tem acesso ao rastreamento adequado, já outra parcela até tem acesso, mas fica perdida por conta das desinformações  que são lançadas na internet. Recentemente uma figura pública, por exemplo, lançou nas redes que a Mamografia gera câncer de mama, enquanto ela é o único método que reduz em até 40%  a mortalidade pelo câncer de mama, então temos esse problema de falta de acesso e de desinformação. Mas temos também um outro dado que é triste, quando a paciente conseguiu o diagnóstico, mas não consegue o acesso adequado ao tratamento. Por isso, para reduzirmos esse índice temos que melhorar o acesso ao rastreamento adequado e ao tratamento”, comentou o Dr. Rafael ao explicar também sobre grupos de riscos e acompanhamentos adequados para cada caso.

A profissional Marina, que acompanha pacientes no exame de mamografia, também tirou muitas dúvidas, com base em seus acompanhamentos e atendimentos, quanto aos procedimentos do exame, ela explicou também as novidades do aparelho, que agora conta com curvatura e traz menos desconforto para as mulheres, além disso fez uma demonstração de como fazer o autoexame adequadamente.

Na sequência André Sega apresentou um pouco da história do Instituto ISA, constituído por pedido e homenagem à sua falecida esposa que lutou contra uma das variáveis desta doença devastadora, o câncer. Ele estava acompanhado da Psicóloga Pamela Mardegan e das pacientes assistidas pelo instituto: Joice Vasconcelos, Denise Helena Souza Arle e Adriana Godoy, juntos eles emocionaram o público presente ao compartilharem relatos sobre a descoberta, as fases de tratamento e todos os desafios envolvidos neste diagnóstico, alertando às participantes a fazerem sempre o acompanhamento e exames de prevenção.

“Foi emocionante, ouvir a história de vida e luta dessas verdadeiras guerreiras. Juntas podemos lutar contra essa doença, compartilhando principalmente as informações e destacando a importância dos exames. Nós buscamos uma abordagem diferente ao destacar métodos de rastreamento, explicando melhor como funcionam e tirando as dúvidas das participantes, pois o diagnóstico é uma das partes principais de tudo isso. Agradecemos muito a parceria entre a ACIL, ELA, ISA e IDIL, foi uma manhã de muito conhecimento”, comentaram Fany Roberta Braghin Roversi e Paula Rosolen Picardi, Conselheiras da Acil.


Galeria de foto


voltar

× FECHAR JANELA