ÁREA DO ASSOCIADO

10/02/2015

Empreendedorismo visto com bons olhos



O empreendedorismo é a bola da vez. Tanto as Universidades como os estudantes, assim como a sociedade em geral, observam o empreendedorismo com bons olhos. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES), apenas 4,3% não oferecem atividades ligadas ao tema, sendo que 76,1% têm cursos para a Graduação. Entre os estudantes universitários pesquisados, 60% pensam em abrir um negócio no futuro e 47,6% concordam totalmente com a afirmação “muitas vezes penso em me tornar um empreendedor”. A sociedade em geral também o apoia. Para 52,3% dos entrevistados, os pais têm uma opinião “positiva” ou “muito positiva” a respeito dos filhos iniciarem um novo negócio. Além disso, 62,8% dos pais dos universitários que já empreendem também possuem um negócio próprio.

As Universidades estão no caminho certo, mas a estrada está só no começo

As Universidades brasileiras estudadas (um total de 46, presentes em 11 diferentes estados) estão muito bem posicionadas no ensino do empreendedorismo, mas ainda há muito por fazer. Entre elas, 91,3% oferecem cursos ligados a empreendedorismo, como “Introdução ao empreendedorismo” (69,6%) ou “criação de negócios” (63%). Ainda assim, apenas 39,7% dos alunos entrevistados já cursaram alguma disciplina ligada a empreendedorismo. Este pode ser, portanto, um indicativo de falta de divulgação, oferta insuficiente ou bons cursos, que atraiam os jovens. Além disso, os cursos oferecidos, em geral, são de iniciação (como é o caso de “Introdução ao empreendedorismo”), enquanto se poderia aprofundar mais o ensino. Apesar de as IES já estarem mais conectadas ao mercado (89,1% recebem palestrantes convidados a falar sobre o tema e 43,5% promovem visitas a pequenos negócios), apenas uma pequena parte, 34,8% delas, recebe recursos externos. Outro ponto a melhorar é a distribuição do ensino, considerando que 76,1% oferecem cursos para graduação, enquanto 52,2% para pós--graduação e 23,9% para a educação executiva.

Os jovens querem empreender, mas precisam se preparar

O empreendedorismo está na cabeça dos universitários brasileiros, mas poucos deles se preparam para abrir um negócio. Apenas 38,1% dos empreendedores potenciais (ou seja, aqueles que pensam em abrir um negócio) concordam com a afirmação “gasto tempo aprendendo a iniciar um novo negócio” e, menos ainda, 24,4%, com a afirmação “estou economizando dinheiro para começar um negócio”. Além disso, trabalhos remunerados em negócios recém-criados, outro fator de aumento de confiança para empreender, são experimentados por somente 28% desses entrevistados. Apesar disso, uma característica notória nos jovens dos dias de hoje e retratada em nossa pesquisa é a confiança: 92,3% concordam com a afirmação “Eu sempre consigo resolver problemas difíceis se eu me esforçar o bastante”. No entanto, quando questionados sobre habilidades mais técnicas para abrir um negócio, eles não se sentem seguros: em uma escala de 0 a 100, a confiança para “estimar o valor de capital inicial e capital de giro necessário para iniciar um novo empreendimento”, por exemplo, obteve uma média de 51,81 pontos. Outras atividades ligadas a planejamento financeiro e de marketing também encontraram as menores médias. Se 60% dos jovens entrevistados realmente querem ter seus próprios negócios, a grande maioria deles precisa se preparar melhor para tal finalidade.

Lembre-se que para empreender não é necessário ter uma empresa, é fazer algo a mais, inovar e se destacar no mercado. 

Fonte: Endeavor Brasil http://unp.br/wp-content/uploads/2014/02/Endeavor-Empreendedorismo-nas-Universidades-Brasileiras-2012.pdf

 


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