ÁREA DO ASSOCIADO

10/05/2018

Entrevista - Cleusa Maria da Silva



- Confira entrevista publicada em nossa Revista Bons Negócios (nº 11, edição Abril/Junho 2018)


Ela começou em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo, e hoje conta com mais de 290 lojas espalhadas pelo Brasil. Atualmente é considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do país. Mas foi abraçando as oportunidades e com muito trabalho que a idealizadora da marca, Cleusa Maria da Silva, conseguiu levar seu empreendimento a esse patamar.

Era o ano de 1997, e Cleusa estava, então, tendo a oportunidade de abrir seu negócio, ainda que muito tímido. Mas até chegar esse dia, as coisas foram bem difíceis para ela. De família pobre, Cleusa trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois como empregada doméstica. Mas foi como funcionária de uma empresa que veio a oportunidade. A mulher do patrão fazia bolos para fora e, quando teve um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la, até que acabou por parar com a venda de bolos e deixou que Cleusa continuasse o negócio.

E foi fazendo bolo, que levava aos clientes a pé, e aprimorando a receita, com a ajuda de sua mãe, que Cleusa conseguiu abrir o pequeno espaço em Salto. Ali, logo colocaram à venda, também, as balas de leite "Ninho" cuja receita foi aprendida em um programa de TV. Juntou o sucesso das balas com o dos bolos, que foram ficando cada vez mais aprimorados, e o negócio foi crescendo. 

Atualmente a Sodiê Doces conta com mais de 290 lojas espalhadas pelo Brasil. Elas estão localizadas em 13 estados do país, mais o Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo. E não vai parar por aí. Crescendo agora no Nordeste, o próximo alvo deverá ser o exterior.

1 – O que a motivou a começar esse empreendimento, a acreditar neste sonho?

Minha motivação era financeira. Eu comecei a fazer bolos para completar minha renda que naquele tempo era pouca, trabalhava como empregada doméstica. Na época, não imaginava que poderia se transformar em um negócio desse tamanho.

2 – Você enfrentou muitas dificuldades. O que é essencial para fazer a diferença?
 O essencial é persistir. Nunca desistir mesmo diante dos problemas.

3 – Quais foram seus maiores desafios?
Desafios eu enfrento todos os dias...para manter um negócio funcionando perfeitamente, com lucros para todos os envolvidos em um país como o nosso, todos os dias matamos um leão. No caso da Sodiê, posso dizer que a troca de nome que precisei realizar no meio do caminho, de Sensação Doces para Sodiê Doces, foi uma fase complicada porque meu negócio já estava indo bem, já tinha algumas lojas abertas e quando menos esperava tive que começar de novo...mas a mudança fez muito bem, nos uniu não só no nome dos meus 2 filhos (Sofia e Diego = Sodiê) mas na vida.

4– Ter uma boa rede de contatos é importante. Quais tipos de apoio você teve nesta jornada e quais destaca como fundamentais para qualquer empresa que queira crescer?
Mais importante do que uma rede de contatos é oferecer o melhor de você para os seus clientes. Não só produtos de qualidade, mas também oferecer uma experiência positiva para todos aqueles que entram na sua loja. Eu comecei com a ajuda do Sebrae e hoje conto com uma equipe maravilhosa de pessoas em minha volta. A dica fundamental para dar certo é escutar os especialistas e buscar sempre o melhor de você.
 
5 - Qual a dica para outras mães que conciliam a rotina cotidiana com a das empresas?
É muito difícil, não é? Mas, assim como eu essa é a rotina de muitas outras mulheres que acham a sua fórmula. No meu caso, o meu filho mais velho, Diego, trabalha do meu lado, então estamos juntos sempre. Com a Sofia conto com a ajuda do meu esposo e familiares que estão sempre por perto. 

6 – A Sodiê carrega no nome um significado especial, é a junção do nome dos seus filhos, o que isso significa para você?
Meus filhos são a minha vida. E os nomes deles terem dado significado ao meu negócio que se transformou em um negócio de família foi espetacular.  
 
7 – A família foi e continua sendo fundamental no alicerce da Sodiê, você planeja que seu filho seja seu sucessor, qual o desafio quando falamos de sucessão familiar?
Sim. O Diego já está assumindo o lugar dele na empresa e também já está caminhando com as próprias pernas com a Sodiê Salgados. O maior desafio é pensar que amanhã ele não precisará mais de mim, mas vai ser uma sucessão natural como tudo vem acontecendo desde o princípio.
    
 8 – Para finalizarmos, na sua opinião qual é o ingrediente essencial para a receita de um bom negócio?
 Amor. Se faz com amor, certamente será um bom negócio.


voltar

× FECHAR JANELA