ÁREA DO ASSOCIADO

21/08/2018

Especial Leme: Música, Saudades e Tradição



Os músicos Nailor Azevedo - Proveta e Maria Carolina Leme Joly, Maestrina da Orquestra Experimental da UFSCar, conversaram com nossa equipe a respeito das coisas boas de Leme, saudades e potencial musical de nossa cidade, berço de grandes músicos e novos talentos.

O que a cidade de Leme representa para vocês?
Carol –  Minha mãe é Lemense e meu pai veio de São Paulo para Leme na adolescência, grande parte da minha família morava em Leme e os encontros sempre foram por aqui. Apesar de sempre ter morado em São Carlos, eu e meus irmãos nascemos em Leme. Passei toda a minha infância indo aos finais de semana e férias para Leme, ficar com a família e amigos. Natal, Páscoa, Ano Novo, aniversários, foram todos em Leme!  

Nailor –  Meu pai, ”Seu Geraldo”, e “Sra Eufrozina”, sabiam que tinham que salvar os filhos deles e que a educação era o único caminho. Além do Grupo Escolar Maria Joaquina, fomos fazer música! Então aos 7 anos já estudava com o Sr. Hary Bacciotti, e sentia que estava fazendo parte de algo importante, pois tínhamos compromissos com a Corporação Musical. E lá fomos: meu pai, eu e minhas irmãs Iara, Silvana e Roberta. Eu já daria aulas aos meus 10 anos de idade, pois meu pai me apoiava!
Foi assim então que conheci outras pessoas que tinham este compromisso com a educação e com aquela meninada que não tinha muitos recursos, então jamais poderei esquecê-los:
- Sr Trípoli Donadel, Sr Kamal, Sr Geraldo Azevedo, Sra Eufrozina M. Azevedo, Zé Cebola, todos meus professores do Grupo Escolar Maria Joaquina e do Colégio Newton Prado.

Como lemenses, nos falem de uma curiosidade ou uma saudade de nossa cidade.
Carol - Foram muitas coisas vividas em Leme, mas o que era rotina, nas férias principalmente, era toda tarde ir ao Nelson Crocci buscar salgadinho e vitamina junto com meus irmãos e primos. Isso não podia faltar!
Já um pouco mais velha, me lembro de passear de bicicleta pela cidade inteira junto com os amigos e terminar na fábrica da Crush para se refrescar com um refrigerante que não tinha em São Carlos.

Nailor - Sinto saudades de muitos amigos e de tantos lugares que vivi essa humanidade pura quando criança.
Vivíamos numa chácara, do Sr. Guido Bozza. Lá era um paraíso. Para mim: Meu Pé De Laranja Lima.Toda aquela Natureza fazia parte de nossa família. Cada folha, cada árvore, cada fruta, cada flor, cada pássaro, etc.
A música de meu pai nos tocava e então, como esquecer dele, e dos músicos daquela época? Do Sr. “Pipe”, do “Tilim”, do “Geninho”, do “Tiãozinho”, do “Turiba”, do “Adão”, do “Bráz”, do “Zé Penteado”, do Vítor Quirino”, do “Justino”, do “Zé Mantoan”, e muitos outros que aprendi logo cedo a sentir e ver como eles faziam parte da vida com a simplicidade em tocar suas músicas e a humildade que estava nos seus corações. 

Como a Música pode construir uma ponte para as nossas crianças e jovens, rumo há um futuro promissor?
Nailor - Leme representou pra mim através da banda, a “ponte”, que ajudou aquelas crianças e aqueles jovens a construírem seus próprios caminhos. A música nos disciplinou e até hoje nos guia!

Carol - A música tem um potencial de suscitar a criatividade e a delicadeza do ser humano. Estamos sentindo falta de espaços para criar e se expressar, mas acredito que nos falta ainda mais a delicadeza de olhar pro outro, de respeitá-lo, de valorizar a beleza que cada um tem. Fazer música em conjunto pode ser uma boa oportunidade de criar algo belo, de estar junto, de encantar e encartar-se. 

A Orquestra Experimental da UFSCar tem buscado ser um espaço de aprender e ensinar; de acolher pessoas que gostam de fazer música, mesmo sem ter muita experiência; de divulgar e consolidar nossa identidade brasileira através da música; de valorizar o ser humano e a cultura por ele produzida.

Essa junção da Orquestra Experimental da UFSCar e Nailor Proveta, como foi idealizada?
Carol - Nós tivemos um Proac aprovado que tinha como objetivo a realização de concertos junto com um músico convidado. No momento de escolher o convidado, nós queríamos alguém que fosse uma referência musical, mas também uma pessoa generosa, acessível, que pudesse compartilhar momentos especiais e conhecimento musical com os músicos da Orquestra. O Proveta foi a pessoa que oferecia tudo que buscávamos, foi a primeira e na verdade, praticamente a única pessoa que consideramos. 

Nailor - Estava em 2016 tocando em São Carlos num Festival em Homenagem ao Paulo Moura e lá encontrei e ouvi a Orquestra Experimental da UFSCar com a Maestrina Carolina, sua mãe Ilza Joly e o irmão Lucas Joly que toca trompete. E eles carinhosamente me falaram sobre aquele projeto e me perguntaram se um dia poderíamos fazer um encontro. Aceitei de imediato, pois tenho vivido encontrando essa juventude e sei o como é importante ouvir os jovens. Assim começamos a tocar juntos este ano. Está sendo uma experiência incrível ouvi-los sob a regência da Maestrina Carolina, e ver a Professora Ilza e o Lucas tocando juntos com a moçada toda, é emocionante. Com certeza será uma noite inesquecível, pois tem a verdade da tradição e Leme tem muita tradição em Música. 

Carol - Em maio deste ano, tivemos muitas horas de ensaio, além de dois concertos com ele e nossas expectativas foram pra lá de superadas. Ele mostrou muito carinho com todos, nos ensinou muito sobre música e nos encheu de alegria e confiança, além é claro, de construir conosco um concerto belíssimo. 

O que o público pode esperar na apresentação de 01 de Setembro?
Carol - Um concerto muito animado, com mais de 80 pessoas tocando com muita alegria só música boa dos mais variados estilos e ritmos brasileiros. Imperdível!

Nailor - Ouviremos Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Milton Nascimento, Guinga, e outros compositores que a Orquestra tocará.

Participe desta bela homenagem à nossa cidade 
Orquestra Experimental da UFSCar e Nailor Proveta
Dia: 01/09/2018
Onde: Praça Rui Barbosa - Leme/SP
Entrada Gratuita
Mais informações – (19) 3573-7100

* Nossos agradecimentos à Nailor Azevedo – Proveta e Maria Carolina Leme Joly pela entrevista e atenção com nossa equipe.


voltar

× FECHAR JANELA