ÁREA DO ASSOCIADO

20/02/2020

Luís Artur Nogueira apresenta cenários econômicos e oportunidades aos empresários lemenses



É essencial que todos tenham uma percepção do cenário econômico para traçar estratégias certeiras e prepararem suas empresas. Sabendo disso, a Acil trouxe pelo segundo ano consecutivo o Economista, Jornalista e Palestrante Luis Artur Nogueira em evento gratuito para os associados, na noite de 18 de fevereiro.

O objetivo foi trazer dados econômicos de maneira descomplicada e acessível para todos os portes de empresa, inclusive as micros, pequenas e médias que são a maioria em nossa cidade.

Através de uma palestra dinâmica, bem humorada e de linguagem simples, “sem economês”, Luís Artur Nogueira, um dos jornalistas econômicos mais premiados do Brasil, abordou os principais destaques do país e do mundo, além de aspectos relacionados à realidade das empresas locais. A interação com o público presente foi um dos pontos altos da noite, pois cada participante recebeu um aparelho e participou das votações e enquetes em tempo real sobre os assuntos, assim como, das pesquisas de opinião feitas para traçar a percepção e expectativa relacionada a cada tema.

Começando com a frase “O Brasil é maior do que qualquer governo”, o economista abordou os todos os aspectos dos governos passados e novos governos (do Brasil e de outros países), e como todo o cenário pode afetar os negócios de cada um. Além disso, comentou sobre os riscos do Coronavírus em escala mundial, com pontos de atenção para todos empreendedores. Luis também falou sobre o potencial do crescimento do nosso país, as perspectivas mais prováveis e principalmente as oportunidades que estão por vir, traçando um bom panorama para 2020, e anos seguintes com a retomada da economia se as coisas continuarem caminhando como estão.

Mesmo apontando um cenário otimista, ele também destacou a importância das empresas investirem em diferenciais para se destacarem no mercado. “Se você tem algo inovador em sua empresa, você não depende tanto da economia. Um produto que é diferente dos demais sempre está em alta e dificilmente será afetado por alterações e oscilações no cenário”, comentou ao também destacar para o público que o protagonismo da economia pertence ao setor privado e não ao poder público, já que principalmente os pequenos e médios negócios, são os responsáveis pela geração de emprego e renda de grande parte da população.

Após o término da palestra, o público presente também participou com perguntas, tirando dúvidas e trazendo novas questões para o palestrante que atendeu todas as solicitações.

Segundo Gustavo Moraes Cazelli – Presidente da Acil, a interação e o conteúdo apresentado ajudaram os associados da Acil. “Foi muito importante que o Luís conseguiu trazer e traduzir a economia de uma maneira que ela seja aplicável para as tomadas de decisões em todos os tipos de empresa, micro, pequenas, médias, grandes, micro empreendedores, profissionais liberais, contextualizando os aspectos econômicos com a realidade empresarial direta, abordando inclusive a importância dos setores geradores de riquezas nisso tudo. Além disso, o conteúdo apresentado permitiu que todos interagissem e pudessem perceber um cenário mais otimista, um caminho mais promissor e positivo, inclusive com perspectivas de crescimento maior que os anos anteriores. Palestras como estas permitem a elevação de níveis para profissionais e empresas em nossa cidade, e isso é bem interessante do ponto de vista de prosperidade, de consciência de como nossas empresas estão interligadas ao ecossistema empresarial mundial”, finalizou.


Galeria de foto


voltar