ÁREA DO ASSOCIADO

08/03/2018

Mulheres e Empreendedorismo



Iniciamos nossa homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com um trecho do livro A Ciranda das Mulheres Sábias de Clarissa Pinkola Estés “Estou aqui. Se vocês quiserem proximidade, fiquem perto de mim. Se não, afastem-se, porque nós vamos avançar.”

O Dia Internacional da Mulher surgiu como uma homenagem a uma série de movimentos a favor dos direitos das mulheres. Em 8 de março de 1857, trabalhadores de uma fábrica têxtil de Nova Iorque fizeram greve exigindo melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para as mulheres, e foram reprimidos violentamente pela polícia. Foi no ano de 1910, em uma conferência na Dinamarca, que foi instituído o “Dia Internacional da Mulher” na data de 08 de março. O dia é uma homenagem mundial ao movimento pelos direitos das mulheres.

A mulher tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Conciliar trabalho, família e casa não é nada fácil e, ainda assim, com sua garra, a mulher faz tudo muito bem feito. E tudo sai bem feito exatamente porque existe amor e dedicação. A perfeição feminina no trabalho faz muita diferença, e quando dizemos perfeição falamos não só no “fazer bem feito”, mas também em como tratar as pessoas, enxergar além, ter sensibilidade para com os problemas, e seguir sua intuição para resolvê-los.

Vista como otimista e dinâmica, a Mulher Contemporânea tem um perfil “Malabarista” e vem conquistando tudo que almeja, e através de sua busca por autonomia profissional destaca-se cada vez mais no mundo dos negócios.  Em 2014 o país chegou à marca de 7,9 milhões de Empresárias (dados da Agência Brasil de 07/03/2017).

Toda essa determinação e perseverança, tanto no mercado de trabalho quanto em sua rotina diária, traz reconhecimento e resultados, por isso, sem sombra de dúvidas o dia 8 de Março não deve ser somente para comemorarmos, mas sim para analisarmos essas vitórias e espaço alcançado com dedicação e respeito. Afinal ter um dia no ano em nossa homenagem é puro merecimento de todas nós. Somos guerreiras por natureza e profissionais por competência!

Texto de autoria da Diretoria e Conselheiras da Acil.

 


voltar