ÁREA DO ASSOCIADO

30/01/2020

Pesquisa aponta aumento de vendas no final do ano de 2019



Feita com mais de 310 empresas, que também opinaram sobre campanha, ações promocionais, cursos e serviços da Acil, a ação servirá como uma das bases para estratégias em 2020

Para começar as atividades, a Acil realizou nova pesquisa com o foco nos resultados das vendas no final do ano de 2019, contendo também sugestões para atuação da Associação, bem como opinião sobre a Campanha “Comprar Aqui é Bom Demais”.

O universo da amostragem envolveu mais de 30 setores diferentes, com concentração maior em vestuário e calçados (aproximadamente 40%), visto ser o segmento varejista mais concentrado em nossa cidade. Também foram considerados estabelecimentos da região central e bairros.

Em relação às vendas, o resultado aponta que 39% das empresas entrevistadas tiveram aumento em relação ao ano anterior, contra 33% que tiveram queda e 28% que disseram ter mantido os mesmos resultados. Já o movimento dos consumidores teve aumento de 42% de acordo com os dados obtidos.

Na percepção dos lojistas, os consumidores estudam mais suas compras e estão mais exigentes, outros também comentaram sobre fortalecer ainda mais a importância do comércio local e comentaram sobre atrativos para aumentar a circulação nas áreas centrais e bairros, as vendas pela internet também foram citadas, ocasião em que muitos se posicionaram a favor da realização de cursos de Marketing Digital e E-commerce. Outro fator apresentado foi a concorrência desleal, feita por vendedores informais e muitas vezes em situação irregular. Em contrapartida, elementos como o Saque do FGTS e recuperação de crédito foram pontos que contribuíram para o aumento das vendas.

Sobre a atuação da Acil é esperado um maior apoio na divulgação das empresas, com ferramentas que auxiliem e tragam maior visibilidade, além das campanhas de incentivo e promoção da cidade. Os cursos mais pedidos foram técnicas de vendas, marketing digital e atendimento.

Já a edição de 2019 da Campanha “Comprar Aqui é Bom Demais” demonstrou alta aceitação, com o formato elogiado por 83% das 110 empresas que responderam as perguntas opcionais, entre participantes da versão atual e dos anos anteriores. Sugestões para mudança de premiação e melhorias também foram elencadas.

“Na primeira quinzena de janeiro nossa equipe se empenhou em escutar diversos empresários, para termos uma percepção melhor de como foi o resultado das vendas e como elas esperam que a Acil atuem por elas. Buscamos opinião de empresas não sócias também e compilamos o resultado. Com essa amostragem, rica também nas sugestões e apontamentos, podemos direcionar nossas estratégias para que elas reflitam diretamente nos resultados, em mais vendas, mais faturamento para nossos associados”, complementou Gustavo Moraes Cazelli – Presidente da Acil.

 

 

Confira resumo dos principais dados:

 

 

 

O que os Associados esperam da atuação da Acil?

Ajudar a divulgar a minha empresa

83

Realizar campanhas de incentivo

54

Fazer alguma coisa em relação às empresas em situação irregular e Feira Itinerantes

18

Trazer pessoas de outras cidades para comprar aqui

6

Horários mais flexíveis para o comércio

5

Reavaliar a Zona Azul

4

Reuniões com empresários / Rodadas de Negócio

4

Melhorar Decoração na área Central e bairros

3

Atuar juridicamente

2

Estudo e avaliação do mercado de leme (consumidores e setores)

3

 

Cursos mais pedidos

Curso técnico de vendas

8

Marketing Digital

8

Atendimento

6

Preços de Vendas e Finanças

5

Ecommerce

4

Vitrines

2

Como atrair clientes

2

Marketing Digital (produção de conteúdo)

2

Estratégia de Vendas e Divulgação

2

Marketing Pessoal

2

   

 

Qual a opinião sobre a Campanha Comprar Aqui é Bom Demais 2019

O formato e modelo é muito bom, com vales-compra e troca de cupons

91

Carro como prêmio principal

15

Mais divulgação

13

Melhorar a premiação

15

Prêmios físicos como TV, celular, moto, notebook, etc

9

Facilitar preenchimento dos cupons

9

Cupons com preços mais acessíveis aos lojistas

6

Menos sorteios e prêmios maiores

4

Cupom Eletrônico

4

   

voltar