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29/09/2014

Sebrae-SP lança cartilha para lojista melhorar vendas no Dia das Crianças



Material traz uma série de informações detalhadas, entre elas dicas de marketing para atender bem os pequenos, tirar proveito das redes sociais e confeccionar uma boa vitrine
  
O Sebrae-SP lança a Cartilha Venda Melhor Dia das Crianças para auxiliar os comerciantes a aumentarem as vendas nesta que é, ao lado do Natal, a mais importante data do ano para o varejo de brinquedos e demais segmentos voltados ao público infantil. Para obter a cartilha, disponível na internet em http://sebr.ae/sp/vm_dcriancas2014, o empreendedor deve se cadastrar no site. Ou se preferir, ainda pode ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP.
 
Com o mote “Os presentes são para os pequenos, mas as oportunidades são para quem pensa grande”, o material concentra informações ensinando dicas de marketing apresentando qual a melhor abordagem para atender os pequenos, como confeccionar uma boa vitrine, tirar proveito das redes sociais e vender presentes por faixa etária, entre outras.
 
“A segmentação de mercado por faixa etária auxilia o lojista a entender os desafios na hora de atender o público infantil. Produtos dispostos na altura da visão dos pequeninos, por exemplo, além de cores fortes e balões ajudam a atrair a atenção da garotada e podem refletir positivamente no faturamento da loja”, afirma o diretor técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni.
 
Quanto à decoração da loja, uma das abordagens contidas no material desenvolvido pelo Sebrae-SP, a ideia é enfeitar o espaço sem apelar. “Vale transmitir mensagens lúdicas, criar um quebra-cabeças gigante para as crianças e até mesmo colar na vitrine um poema sobre a infância. Isso vai trazer na memória do adulto como era sua própria infância”, diz o consultor do Sebrae-SP, José Carmo.
 
Uma boa vitrine é importante, atrai clientes. Para alegrar crianças de diferentes idades, é recomendável delimitar espaços específicos para cada faixa etária. No entanto, uma separação entre meninos e meninas também pode garantir bom retorno do público consumidor.
 
A cartilha também traz boas dicas para vender bem na área virtual. As redes sociais podem ser um aglutinador para a comunicação – hoje as crianças começam a navegar na web cada vez mais cedo. Proporcionar espaço para fácil navegação e visualização ampliada, além de estruturas intuitivas e de interfaces amigáveis são uma necessidade. 
 
Para atender bem os pequenos, reforça a cartilha, é necessário tratá-los com seriedade, além de evitar a linguagem infantilizada demais e não falar com superioridade e condescendência. O importante é deixar claro que você os entende.
 
DICAS PARA VENDER MAIS NO DIA DAS CRIANÇAS
 
1 – Aplique adesivos nas vitrines. Usando a criatividade com recursos baratos como balões, bonecas de pano e cores alegres é possível criar uma vitrine muito atrativa. 
 
2 – Aposte em personagens, silhuetas de animais ou flores e padrões de estamparias alegres. Combine com piso de grama sintética, carpete ou pintura colorida. 
 
3 – Atenda com o coração e sorria sempre. Sorrir é o óbvio, mas infelizmente poucos praticam o óbvio. 
4 – Tenha bastante paciência. A criança não sabe exprimir bem a relação prática com o produto.
 
5 – Dê dicas de presentes de acordo com faixa etária. Informação e bom senso farão com que os presentes sugeridos pela sua loja sejam um sucesso e despertem a vontade da criança em adquiri-los, além da imensa alegria de ter recebido algo que adorou.
 
6 – É possível comprar uma lista de endereços de empresas filiadas à Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD). Com essa lista, será possível enviar, pelo correio, um catálogo de ofertas para a criança. Ou mesmo no catálogo dar o endereço da sua loja virtual para que os pequenos possam ver os produtos.
 
7 – Faça um pós-venda eficiente. Surpreenda o cliente. Ligue dois dias após a venda e pergunte como está o produto ou serviço adquirido. Essa é a importância de se ter um banco de dados.
 
 
Mais informações para Imprensa:
Assessoria de Imprensa Sebrae-SP
Ana Laura Fiochi/(19) 9 8103 6594
Grupo Máquina PR

 


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