ÁREA DO ASSOCIADO

23/11/2017

Segundo encontro sobre Políticas Públicas começa o planejamento de ações para melhorias na cidade



No dia 21 de novembro foi realizado o segundo encontro sobre Políticas Públicas. A ocasião foi mediada por Luis Adriano Alves Pinto - Consultor de Negócios do Sebrae SP e a partir da análise SWOT traçada no primeiro encontro, os participantes fizeram planejamento de ações para melhorias em nossa cidade.

A proposta é que os encontros continuem e se fortaleçam permitindo que todas as ações propostas sejam feitas, avaliadas e corrigidas quando necessário e que mais pessoas se envolvam em prol do desenvolvimento. 

“A exemplo do que nós realizamos em Leme no dia 24 de outubro, ocasião que reunimos autoridades do município, empresários e representantes do poder público nas esferas executiva, legislativa e judiciária, nós utilizamos uma ferramenta chamada matriz SWOT desenvolvida por Albert Humphrey, com a qual você identifica quais são os pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças. Neste evento nós conseguimos elencar pelo menos 40 situações de cada quadrante, então mais do que simplesmente identificar quais são esses pontos, nós temos que dar o prosseguimento e esta foi a etapa do dia 21 de novembro, quando acima do que foi elencado nós fizemos o uso do PDCA que é uma ferramenta na qual você faz o planejamento, a execução, avalia e faz a ação corretiva se necessário, tornando isso um círculo contínuo. São ferramentas simples que na administração geral e privada são comuns e que vão ser aplicadas no poder público para possibilitar que as pessoas envolvidas façam um pouco mais do que aquilo que já foi feito, para que as ações saiam do papel. Planejar é exatamente isso. Existe uma fala do livro/filme da Alice no País das Maravilhas em que o gato fala para ela – Qualquer caminho serve se você não sabe para onde vai - Nós temos que coibir isso, nós temos que saber para onde vamos, como queremos ir e tudo isso englobado em um processo contínuo, para que tudo não seja feito só no papel, mas que todos envolvidos possam colocar isso em prática” - diz Luis Adriano.

tags: desenvolvimento, politicas-publicas



Galeria de foto


voltar